Kingston Hyper 3K SSD

Published On 14 de Março de 2013 | By Billy-The-kid |

 

Apresentação do Fabricante:

A Kingston Technology é uma empresa multinacional de tecnologia de computadores que desenvolve, fabrica, vende e suporta produtos de memória flash e outros produtos de informática. Sediada em Fountain Valley, Califórnia,desde 1987, a Kingston Technology emprega mais de 4.400 pessoas em todo o mundo. A empresa tem instalações de fabricação e logística nos Estados Unidos, Reino Unido, Irlanda, Taiwan e China.

É o maior produtor independente de módulos de memória DRAM. A Kingston é sem dúvida o segundo maior fornecedor de memória flash. Gartner classifica Kingston como o fornecedor número 1 do mundo de drives USB e  3º em cartões de memória flash.

Em 2010, a Kingston gerou receitas de $ 6,5 bilhões. Forbes classifica a Kingston como # 77 em sua lista de “As 500 Maiores Empresas Privadas dos EUA”.

A Kingston serve uma rede internacional de distribuidores, revendedores, retalhistas e clientes OEM em seis continentes. A empresa também oferece contrato de fabricação e serviços para fabricantes de semicondutores e OEMs do sistema.

Apresentação do Produto:

O produto em análise (Kingston HyperX 3K SSD 240GB) disponibiliza 240gb de armazenamento, apresentando como velocidades tanto de leitura como de escrita acima dos 500MB/s. No que respeita a ficheiros de pequenas dimensões podemos contar com a tecnologia IOPS.

A embalagem na qual nos chega o nosso SSD faz referência às velocidades de leitura/escrita, garantia de 3 anos, ao controlador Sandforce e ainda ao suporte gratuito por parte de Kingston. Na  parte de trás da nossa caixa temos uma pequena introdução em várias línguas sendo que vem escrito em Português do Brasil.

 

 

Uma das primeiras coisas a ser feitas aquando da recepção deste SSD foi proceder à abertura, de modo a podermos verificar com que chips ele é fabricado, deparamo-nos com 16 modelos de 16Gb cada, controlados por um SandForce SF-2281.

 

O fabricante não é novato nestas “andanças” e tem vindo cada vez mais a criar modelos virados exclusivamente para entusiastas e aqui temos a prova disso! Um SSD ultra rápido com IOPS com uma qualidade de construção bastante boa e um design  a condizer!

 

Especificações técnicas:

Fator de forma 2,5pol

Controlador SandForce® SF-2281

Componentes MLC NAND (Ciclos P/E 3k P/E)

Interface SATA Rev 3.0 (6GB/s), SATA Rev 2.0 (3GB/s)

Capacidades1 240GB

Leituras sequenciais2 SATA Rev. 3.0 – 555MB/s

Leituras sequenciais2 SATA Rev. 3.0 – 510MB/s

Leitura/Gravação Aleatória Sustentada de 4K3 – 40.000/57.000 IOPS

Leitura/Gravação Aleatória Máxima de 4K3 – 86.000/60.000 IOPS

Pontuação com PCMARK® Vantage HDD Suite: 60,000

Suporta S.M.A.R.T., TRIM e Garbage Collection

Consumo de energia0,455 W (TYP) Inativa / 1,58 W (TYP) Leitura/ 2,11 W (TYP) Gravação

Dimensões 69,85 x 100 x 9,5mm

Peso 97g

Temperaturas de operação 0°C ~ 70°C

Temperaturas de armazenamento -40°C ~ 85°C

 Resistência a impacto 1500G

Vibração em operação 2,17G

Vibração quando não está em operação 20G

MTBF (Tempo Médio entre Falhas)1.000.000 Horas

Total bytes gravados (TBW) 240GB: 192TB

Vídeo:

 

Levantamento Fotográfico:

Sistema Utilizado:

- Intel I7 3930k;

-Asus Rampage IV Formula;

-Corsair Dominator Platinium 2400 Cl9

-MSI N680 Lightning;

-Antec HCP 1200W;

 

Benchmark´s Utilizados:

A escolha dos benchmark não teve nenhum critério em especial apenas devido ao facto de serem os mais populares entre a comunidade de entusiastas. O sistema operativo utilizado foi o Windows 7 Ultimate edition x64, importa ainda referir que não foram utlizados qualquer tipo de tweaks ao nível do sistema operativo.

-ATTO Disk Benchmark;

-Anvil Benchmark RC6;

-AS SSD Benchmark;

-Crystal DiskMark

Análise e comparação de dados:

De forma a se poder comparar valores com outros modelos foram utilizados os valores obtidos do ATTO Disk Benchmark, sendo que recorremos a alguns modelos mais antigos de forma a se poder ver numéricamente a evolução que têm sofrido as unidades de armazenamento de dados.

Modelos utilizados:

Seagate Barracuda 250Gb Single Plate – SATA 2 - 7200rpm – 16MB Buffer

Western Digital Caviar Black 2 TB – SATA 3 - 7200 rpm – 64 MB Buffer

Western Digital 74Gb Raptor – SATA 2 –  16MB Buffer

OCZ Vertex Plus 30GB – SATA 2

Corsair Force GT 60GB – SATA 3

OCZ Vertex 3 Series 60GB – SATA 3

Corsair Force 120GB – SATA 3

Kingston HyperX SK3 240Gb – SATA 3 – IOPS

Em todos os testes foram utilados os mesmo settings, sistema operativo, bem como bios e drivers, foi garantido tambèm a utlização das portas SATA 2 e 3 controlados por Intel X79.

Deixamos o quadro com os valores obtidos e de forma a facilitar a leitura apresentamos ainda gráficos esquemáticos.

Conclusão:

Podemos dizer que a Kingston faz um trabalho bastante consistente, colocando o seu SSD entre os mais rápidos, principalmente no que respeita à velocidade de escrita.

O mercado dos SSD tem vindo a sofrer consecutivas reduções de preço e aumento da sua capacidade e essas alterações são sempre bem vindas por parte dos consumidores, sendo que nos dias que correm já é possível ter um ssd veloz que possa comportar o sistema operativo e ainda bastante outras aplicações a um preço que se pode dizer aceitável.

Focando-nos no produto em ánalise e mais especificamente na qualidade de contrução, podemos afirmar que apresenta uma qualidade bastante boa, sendo que no nosso entender é mesmo o melhor entre a concorrência. Pórem, ainda que estejamos a falar de unidades bastante leves, o nosso modelo é um pouco mais pesado que a concorrência.

Por último e provavelmente o aspecto mais limitador, o preço, apesar de estar na média dos principais concorrentes (210€), é um valor bastante significativo  tendo em consideração o que nos é oferecido por alguns fabricantes que se pretendem afirmar no mercado.

Em suma e tendo em consideração  a maturidade, qualidade de construção e performance resolvemos atribuir uma medalha de prata a este SSD!

A BenchX agradece à Lewis PR e á Kingston pela disponibilidade do material para teste.
Copyright © BenchX, 2013. Reprodução proibida sem autorização prévia.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current ye@r *