Antec CP-850

Published On 10 de Setembro de 2010 | By Billy-The-kid |

antec_logo_thumb_bw2

Antec, Inc., é uma das marcas líder mundial de componentes de alta performance para computadores e acessórios para jogos. Fundada em 1986, Antec é reconhecido como pioneira nesta indústria e tem mantido a sua posição como uma das principais líderes mundiais de produtos eficientes, silenciosos e fiáveis.

Antec apresenta um grande e vasto leque de caixas, tanto a nível de servidores como para o utilizador mais comum. A Antec apresenta-nos ainda uma nova solução de fontes de alimentação eficazes no que respeita a servidores concebidos para as necessidades de todas as estações de trabalho. Produtos Antec incluem também uma gama de fontes de alimentação de topo, onde se incluem as séries TruePower Trio, Série Quattro, e EarthWatts. Antec também oferece uma linha de acessórios de informática composta por muitos produtos originais, incluindo o seu patenteado Fans LED Notebook e soluções de refrigeração.
Antec tem sede em Fremont, Califórnia, com escritórios adicionais em Roterdão, na Holanda, assim como na Alemanha, China e Taiwan. Os produtos desta empresa são vendidos em mais de 40 países em todo o mundo. E pode ser acedida através do site http://www.antec.com/

8501

Apresentação do Produto:

O CP-850 apresenta um design único, com um avançado sistema de arrefecimento.

Ao quebrar o molde normalizado de dimensões para fontes de alimentação, a CP-850 design é capaz de proporcionar uma excelente relação preço / desempenho. Um silencioso traseiro 120mm fan PWM e layout PCB dupla também asseguram um desempenho óptimo de arrefecimento e fiabilidade.

Esta fonte de alimentação também dispõe de Active Power Factor Correction, o que aumenta o valor do factor de potência do fornecimento de energia.

Para além do já referido estamos perante uma fonte com certificação 80 Plus.

Poderá obter mais informação sobre este tema em: http://www.clubedohardware.com.br/artigos/1694

8502

Outra inovação na CP-850 é o uso de uma fan PWM, que pode girar em 390 RPM como lento ou mais rápido a 2600 RPM, dependendo da carga e temperatura ambiente. Deve ser quase inaudível quando o computador está em idel.

8503

Especificações:

Unique power supply construction compatible with many new Antec cases

NVIDIA™ SLI™-ready certified

Advanced hybrid cable management improves airflow and reduces clutter

Meets 80 PLUS® certification standards

Electrical compliance with ATX12V version 2.3 and EPS version 2.91

Dual PCB layout optimizes cooling efficiency and allows for heavy duty components

Quiet 120mm PWM cooling fan

Four +12V output circuits

Safety protection circuitry prevents damage resulting from short circuits, over current and over voltage

Universal Input with Active PFC

Two 8-pin(6+2) PCI-E connectors and two 6-pin PCI-E connectors

SATA connectors for Serial ATA drive

MTBF: 100,000 hours

Safety approval: UL, FCC, TÜV, CE, C-tick, CCC, CB

Safety protection: Over Voltage Protection (OVP), Short Circuit Protection (SCP), Over Current Protection (OCP)

Input Voltage: 100~240VAC ± 10%

Input frequency Range: 47Hz ~ 63Hz

Operating Temperature: 0°C to 50°C

AQ5 – Antec Quality five-year parts and labor warranty

Net weight: 7 lbs / 3.2 kg

Unit Dimensions: 11.94 cm(H) x 17.53 cm(W) x 20.07 cm(D)

Características Técnicas:

8504

O Manual do utilizador dispõe de muita informação, na qual me agradou bastante o mapa da rail´s, permitindo assim aos utilizadores uma melhor racionalização da potência disponível.

8506

Apresentamos um mapa com indicação dos cumprimentos das extensões disponíveis, que julgamos ser um ponto com algum interessa entre a comunidade de modding.

8505

Estamos perante um fonte composta por 4 rail´s, com potências entre 22A e 25A nas linhas de 12V,na linha de 3.3v esta modelo apresenta-nos 24A. Podemos dizer que será mais que suficiente para uma utilização com alguma exigência.

8507

Aproveitamos ainda para disponibilizar o flyer apresentado pela Antec sobre o produto em causa. Poderá ser consultado, em formato de maiores dimensões no site: http://www.antec.com/pdf/flyers/CP850%20flyer_EN.pdf

8508

Não podemos contornar o ponto mais importante desta fonte e no qual ela se distingue de todas as outras fonte de alimentação disponibilizadas no mercado,  estamos finalmente a tocar na questão das dimensões e das limitações que provoca quando se pondera a sua aquisição.

Com os seus  11.94 cm de altura torna-a num modelo único e inconfundível, porém obriga o consumidor a adquirir uma caixa com especificações especiais. Apesar das limitações apresentadas pelas suas dimensões, podemos obter um bom desempenho a nivel de comportamento térmico. Este modelo revela-se bastante fresco e silencioso (apesar de não se ter procedido a medições acústicos podemos afirmar que é uma fonte de alimentação quase inaudível, mesmo quando temos o nosso sistema em full).

Levantamento fotográfico:

dscf1017

dscf1022

dscf1029

dscf1020

dscf1024

dscf1025

dscf1027

dscf1023

Testes Práticos:

Os testes práticos irão ser realizados num sistema que será descrito posteriormente e no qual vamos fazer uma monitorização das variações de potência consoante as solicitações do hardware, bem como da temperatura do air flow. Para além do já referido vamos tentar chegar à utilização mais eficiente da energia disponibilizada fazendo uma gestão dos rail´s disponíveis.

A monitorização das temperaturas será realizada por um termometro do fabricante UEI modelo DT-200, o qual nos permite medir em simultãneo dois pontos distintos em tempo real. A medição das potências será assegurada por um multimetro da marca fluke, sendo que ambos os aparelhos se encontram calibrados e em perfeito funcionamento.

As leituras serão recolhidas em dois pontos distintos de funcionamento do nosso posto de trabalho, sendo que a primeira é ralizada com o sistema em idle e epós estabilizadas as temperaturas. A segunda leitura será recolhida com o sistema em “full”, mais especificamente a correr primes95 em simultâneo com o 3DMark06.

Sistema Utilizado:

CPU: Intel Xeon 3540

BOARD: Evga X58 SLI Classified

PLACA GRAFICA: Asus 295 GTX (dual pcb)

MEMORIAS: OCZ Blade 2000 Cas7

DISPOSITIVOS DE ARMAZENAMENTO: Gskill Falcon 128gb + 2 x Seageat SP 250GB

Leitor/Gravador DVD´s

Conclusão:

O modelo apresentado pela Antec revela-se bastanta estável, podemos mesmo considerar que não existem percas de potência quando submetida à solicitação máxima que o nosso sistema nos permite. O que mais nos admira nesta fonte, é que para além de não possuir percas podemos verificar que não existem aumentos de temperatura significantes, para além de se manter sempre inaudível, mesmo quando estamos a retirar a máxima performance do nosso sistema.

Podemos afirmar que estamos perante uma fonte de alimentação que servirá perfeitamente as necessidades dos utilizadores mais exigentes, sendo eu da opinião de que se adapta perfeitamenta aos postos de trabalhos que se encontram em funcionamente 24 horas por dia. Bastante linear nas potências sempre com temperaturares bastante apelativas, associando tudo isto a um silencio que por vezes leva os utilizadores a pensar se está mesmo em funcionamento.

Mas tudo isto tem um contra, que no meu ponto de vista vai ser o mais limitador, se não mesmo o que irá levar esta fonte a passar ao lado do estrelato…, as suas dimenções não são as normalizadas como tal não será opção para a quase totalidade do mercado a nivel de caixas, ficando assim este modelo disponivel apenas para uma quantidade limitada de utilizadores bem como para os mais criativos que ponderem a realização de alguns moding´s que permitam a utilização deste produto.

Em sumo, este fonte fascinou-me por conseguir compreender silencio/temperatura/estabilidade numa única unidade, porém não é compativel com as caixas comuns.

Apoios:

Agradecemos a PcCool (www.pccool.org), juntamente com a TechComputers (www.techcomputers.pt) pela cedência do material.

Comments are closed.