Asus GTX780 DirectCU II OC

Published On 5 de Julho de 2013 | By Billy-The-kid |
Overall Score
94 %

Performance 96%
Qualidade de construção 92%
Overclock 92%
Design 91%
Preço 97%

 

 

 

 

 

Com a nova série 7 da Nvidia chegou a GTX780!

Como já era de esperar a Asus desenvolveu a sua própria PCB da GTX780 e utilizou um novo Direct CU II!

A GTX780 DC II OC não é a gráfica mais poderosa do mercado com single GPU apenas devido à existência da “inatingível” Titan, mas não lhe fica muito atrás!

 

  • Graphics Engine NVIDIA GeForce GTX 780
  • Bus Standard PCI Express 3.0
  • Video Memory GDDR5 3GB
  • Engine Clock GPU Boost Clock : 941 MHz GPU Base Clock : 889 MHz
  • CUDA Core 2304
  • Memory Clock 6008  MHz ( 1502  MHz GDDR5 )
  • Memory Interface 384-bit
  • Interface DVI Output : Yes x 1 (DVI-I), Yes x 1 (DVI-D) HDMI Output : Yes x 1 Display Port : Yes x 1 (Regular DP) HDCP Support : Yes
  • Accessories 1 x Power cable 1 x SLI Bridge
  • Power Consumption up to 300Wadditional 6+8 pin PCIe power required
  • Software ASUS GPU Tweak & Driver
  • ASUS Features DirectCU Series OC Series Super Alloy Power
  • Dimensions 11.3 ” x 5.8 ” x 1.6 ” Inch 28.7  x 14.73  x4.06   Centimeter

A caixa na qual a nossa DirectCU II OC se apresenta é nos tons de preto e verde, não estivéssemos a falar de uma gráfica Nvidia! Quanto às dimensões da caixa, são as habituais das diversas gráficas que a Asus tem comercializado nos últimos tempos! Claro que não podia deixar de vir na frente da caixa a referência à presença do cooler Direct CU II, entre outros destaques. Na retaguarda e como já é habitual em todos os modelos, são apresentadas as principais características, sendo dado especial destaque, mais uma vez, ao cooler Direct CU II ao Digi+VRM e ao GPU Tweak!

O modelo em análise, no que respeita a acessórios, não vai muito além do essencial, sendo que disponibiliza uma bridge sli , um adaptador de alimentação de 2x6pins para 8pinos, o já habitual disco com drivers e o GPU Tweak e claro o manual do usuário.

Quando se lê Direct CU II pensamos logo que a nossa GeForce vem com o já habitual cooler da Asus que ocupa 3 slots, mas não… a ASUS desenvolveu um novo cooler que é tão ou mais eficiente do já habitual e apenas ocupa os já habituais dois slots!

As cores predominantes na GTX780 Direct CU II, são o preto e o vermelho já característico da marca e que tem dado origem a projetos de moding bastante bem conseguidos um pouco por todo o mundo!

O arrefecimento da nossa gráfica é assegurado por um sistema de 2 ventoinhas, assegurando o arrefecimento dos heatpipes de 10mm. A Asus também inseriu neste novo cooler um sistema chamado de “COOLTECH” que consiste numa ventoinha de alta performance que garante a circulação do ar nos 360º, consiste numa  ventoinha do tipo radial no interior e no exteriores do tipo de flor. O dissipador de cooler que está por baixo das ventoinhas é enorme cobrindo todo o pcb da placa gráfica, ficando assim assegurado que as duas ventoinhas além de arrefecerem esses cooler garantem também o arrefecimento do próprio pcb, incluindo os circuitos de alimentação.

Podemos contar ainda com um cooler dedicado ao arrefecimento dos mosfets e de um back plate em alumínio que assegura uma melhor dissipação do calor!

O nosso modelo disponibiliza-nos como output´s duas saídas DVI (DVI-I e DVI-D), uma HDMI e uma DisplayPort! Para alimentar a nossa  Asus Direct CU II OC são necessárias duas pci-e, uma de 6 pinos e uma de 8 pinos, que asseguram a alimentação das 10-fases (8+2), em vez das 8 (6+2) do modelo reference. De salientar que as 4 ligações podem ser utilizadas em simultâneo.

Para além do já referido podemos contar ainda com os pontos de leitura e alteração de voltagem, agora com a possibilidade da sua utilização em toda a linha ROG através do OC Painel vulgarmente conhecido como VGA HotWire!

O nosso GK110 apresenta-se com 941mhz(boost) de frequência, em vez dos 902 do modelo de referência, daí a nossa Asus GTX780 Direct CU II ser a versão “OC”! O GK110 conta com 2304 cuda cores, uns fantásticos 7,10 biliões de transístores e um processo de fabricação de 28nm.

O nosso modelo apresenta-se com 3Gb de memórias, sendo que os ic´s são fabricados pela Samsung. No que respeita aos MHz podemos contar com 1502mhz e 288.4GB/s de memory bandwidth!

 

DirectCU II

Redução de 30% da temperatura e 3X mais silencioso

Design exclusivo DirectCU II incluí um contacto directo de heatpipe-GPU de cobre de 10mm e área de dissipação de 220% maior para aumentar a eficiência de remoção de calor. Garante 30% de redução da temperatura e 3x mais silencioso que o modelo de referência.

941MHz Boost Clock
Os 941 MHz do GPU garantem um melhor desempenho e excelente experiência em jogo.

DIGI+ VRM with Super Alloy Power
30% menos ruído e 2,5x mais de potência e maior durabilidade. O DIGI + VRM foi aplicado através de um design de alimentação com 10 fases que usa reguladores de tensão digitais para minimizar o ruído de energia em 30%, aumentar a eficiência energética em 15%, ampliar a tolerância de modulação de voltagem e melhorar globalmente a estabilidade e longevidade de 2,5x  mais que o modelo de referência.
GPU Tweak
Altera os teus settings de forma intuitiva:
  • Mostra as especificações e detalhes utilizando o GPU-Z;
  • Monitoriza diversos parâmetro em tempo real;
  • Procura automaticamente por novos drivers e versões de bios.
3GB GDDR5 Memory
Disponibiliza 3GB de memórias para atingir melhores resoluções e experiências em jogos.
Sistema utilizado
CPU: Intel I7-4770k
Board: Asus Maximus VI Extreme
Memórias: 2x4gb Corsair Platinium 2400mhz cl9
PSU: Antec HCP 1200w
Cooler: Corsair H80
Discos: 2xCorsair GT 64GB (Raid 0)
A análise dos vários modelos foi executada com a configuração a que chamamos “BenchX” na review previamente feita a Asus Maximus VI Extreme utilizada para esta review. De forma a facilitar a explicitação dos setting´s utlizados, deixamos um print com a indicação de voltagens e mhz utilizados tanto para o cpu, uncore como para as memórias do nosso sistema.
Para proceder à análise do nosso modelo incluímos outros modelos da nvidia na nossa review de forma a obtermos valores comparativos e que possam servir de referência. Os testes executados foram todos corridos no mesmo sistema utilizando o windows 7 Professional 64 Bits e a versão 320.18 ForceWare disponibilizada no site da Nvidia. 
Testes práticos
Para testarmos a performance de todos os modelos utilizamos diversos software’s de benchmark´s e alguns jogos. Indicamos todos os programas utilizados bem como os setting´s em cada.
Futurmark 3DMark03 – default
Futurmark 3DMark05 – default
Futurmark 3DMark06 – default
Futurmark Vantage – default
Futurmark 3DMarK2011 Performace – default
Futurmark 3DMarK2011 Extreme – default
Futurmark 3DMark Ice Storm – default
Futurmark 3DMark Claud Gate – default
Futurmark 3DMark Fire Strike – default
Unigien Heaven Hwbot – Extreme DX11
Unigine Valley V1.0 Basic
(API: DirectX9; Quality: Medium; Sterio 3D:disable;Monitors:Single;Anti-aliasing:2x;Resolution:1280×720)
Unigien Valley V1.0 Extreme
(API: DirectX11; Quality: Ultra; Sterio 3D:disable;Monitors:Single;Anti-aliasing:8x;Resolution:1600×900)
CineBench R11.5 – default

Alien vs Predador
(Qualidade:Extreme; Resolução:1920×1200;Anti-Alising:4x;Anisotropic Filtering:16X;Texture Quality:Very High;Shadow Quality:Very High;SSAO:On;Tesselation:On;Adanced Shadows:on)
Resident Evil 6 Benchmark – default
Sniper Elite(Qualidade:Extreme; Resolução:1920×1200;Anti-Alising:High;Texture Quality:Ultra;Shadow Quality:Ultra;Draw distance:Ultra;Supersampling:4x;Motion Blur:On;Compute Shader:On;Ambient Occulusion:On;Advance Shadows:High)
Grid 2 Benchmark(1920×1200; Multisampling:16xQCSAA;Preset:Ultra; Graphics:Ultra/High)
Crysis 3(1920×1080;Antialising:MSAA High 8x;Texture Resolution: Very High; Sustem Spec: Very High; Game Efects: Very High; Anisotropic Filtering: 16x; Motion Blur Amount: High; Lens Flares: Yes)
Quadro resumo
Antes de mais importa referir que estamos a falar de uma gráfica “non reference”, como tal ela à nascença já vem destinada a ser uma vencedora!
Falemos então do “Boost 2.0” que a nvidia nos brindou no GK110… o boost 2.0 em poucas linhas é um overclock dependente de temperatura, e que se encontra limitado a +/- 100mhz, isto quer dizer que podemos estipular a temperatura máxima que queremos que o nosso gpu atinga e quando tal acontece o nosso modelo reduz os mhz do core ou caso isso não aconteça o boost 2.0 ira atribuir um incremento de 100mhz a mais em relação ao boost dito normal.
Em linhas redondas a nossa Direct CU II OC tem um default clock de 889 e uma boost de 941 isto quer dizer que caso ela não atinga os 80ºc (valor que vem por referência e que pode ser alterado tanto para mais como para menos) nós vamos ter na realidade não os 941mhz mas sim os 1041mhz!
É aqui que a nossa Direct CU II mostra toda a vantagem que tem sobre o modelo reference… é que durante todos os testes executados nunca atingimos os 80ºc, o que quer dizer que tiramos sempre o máximo partido do nosso Boost 2.0, situação que não se verificou no modelo reference! Em todos os valores apresentados utilizámos a fan em modo auto.
Modelo Reference em stock
Modelo Reference sem atingir os 80ºc
Modelo Reference atingido os 80ºc
Quando submetida a overclock a nossa DirectCU II OC também não atingiu o limite dos 80ºc sendo que conseguimos correr benchmark´s acima dos 1250mhz no core!
Este boost 2.0 para gamer e utilizadores ditos comuns assenta que nem uma luva, temos controlo de temperatura, redução de energia e performance à medida! Agora quando falamos de extreme overclocking torna-se tudo mais simples sem a existência deste. Tal opção já foi tida em conta e existe uma flash para a 780gtx onde esta opção se encontra desligada! Com muita pena nossa verificámos que a nossa Direct Cu II não nos disponibiliza dual bios, opção que pela maioria não é utilizada mas que ia trazer mais um ponto a favor!

Quanto às memórias conseguimos ainda um incremento acima dos 200mhz ficando assim o clock final acima dos 1700mhz!

No que se refere às temperaturas atingidas durante o nosso comparativo é bastante notório que os modelos DirectCu II da Asus levam uma vantagem bastante notória, ficando ainda mais nesta última versão utilizada na gtx780!
Vamos então ao juízo final! A Asus alterou o ponto que à muito vinha a ser apontado como o maior contra da série Direct CU II, que era a ocupação dos 3 slot´s quando estávamos a falar de gráficas da gama alta, mas interessa dizer que o fez sem meter em causa a excelente eficiência dos seus coolers!No que respeita à performance e com base nos testes executados em outros modelos, não podíamos ficar mais satisfeitos, a nossa Direct CUII mostrou-se capaz de assegurar que o Boost 2.0 está sempre disponível na sua máxima performance! Sendo que esse é o ponto que a leva a ter tanta vantagem em relação ao modelo de referência! Quando comparada com a sua irmã mais velha tornou-se obvio que tem uma vantagem significativa!A margem de overclock oferecida pela Direct CU II OC é bastante boa, tanto a nível do core como das memórias, chegámos a atingir valores acima dos 1260mhz no GPU e 1700 na memórias!No que respeita ao ruído provocado pelo cooler importa referir que em condições normais o mesmo mal se ouve.Mas a nossa 780 não é brilhante em tudo, e ficámos desiludidos ao ver que foi abandonada a idea da duas bios e que a ventoinha quando utilizada na sua velocidade máxima é bastante ruidosa. O preço a que ela nos vai chegar deve ir rondar os 675€, o que a nosso ver vai tornar o modelo de referência como uma escolha a colocar de parte!Com base em tudo isto julgamos que o preço está bastante adequado à performance e qualidade que é oferecida! Tendo em consideração a análise e não colocando de parte o exagerado preço da Titan, a nossa Asus GTX780 Direct CU II recebe um Gold Award!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *