ASUS HD 7970

Published On 9 de Janeiro de 2012 | By admin |

           Desta vez a ATI não veio de passagem, veio para marcar a diferença. A nova série HD 7xxx da ATI conta com memórias de tecnologia GDDR5, tecnologia inovadora de 28nm e PCI-Express 3.0. A Asus foi a pioneira a mostrar-nos esta nova série com um design muito atractivo, já típico da Asus.

     Querendo demarcar-se em termos de evolução de performance relativamente aos demais concorrentes no mercado, no que respeita principalmente a aplicações de DirectX 10 e 11, esta nova série da ATI revela um poder gráfico esmagadoramente superior a todas as gráficas Single GPU do mercado.

    Esta série da Asus conta também com software de overclock exclusivo desta marca que revelou ser extremamente útil e eficaz, o Asus GPU Tweak. Este software permite não só a subida das frequências de Core do GPU e das memórias da placa gráfica, mas também a regulação de voltagens, não só do GPU, mas também das memórias da mesma!

    O poder de Overclock desta nova série apresenta algo que outrora seria impossível. Mais à frente nesta review poderemos verificar que os testes por nós executados foram feitos com 1125mhz de frequência no GPU e 1575mhz de frequência nas memórias! E tudo o que se tem de fazer é apenas usar o software da Asus para obter tal nível de OC, pois este regula automaticamente a voltagem aconselhada para as velocidades desejadas, tal como demonstram as imagens anteriores.

            Nas imagens seguintes vemos que as memórias que fazem parte integrante da placa gráfica são Hynix GDDR5. Note-se que o GPU não apresenta inscrições devido ao facto de se tratar de um Engineering Sample.

Sistema

O Sistema onde todos os testes foram corridos baseou-se no seguinte:

CPU: Intel Core i7 Extreme 990x

Motherboard: Asus Rampage III Extreme

Memórias: Corsair Dominator GT PC-16000 8-8-8-24 2000mhz 1.65v

Fonte de alimentação: PC Power Turbo Cool 1200W

Benchmarks

Para esta review corremos os seguintes benchmarks:

– 3D Mark 2001 SE;

-3D Mark 2003;

-3D Mark 2005;

-3DMark 2006;

-3D Mark Vantage Performance;

-3D Mark 2011 Performance.

Método e comparativo

Numa primeira fase, os testes apresentados foram executados com a placa gráfica nos seus valores de origem, bem como a base comparativa adoptada para a mesma. Este alvo de comparação tratou-se de uma Nvidia GTX 580, uma vez que esta representa o topo de gama para a opção Single-GPU existente no mercado.

Posteriormente ambas as placas foram levadas a Overclock única e exclusivamente em stock cooling.

Note-se, que no que respeita à gráfica da nova série da ATI, o overclock foi apenas levado onde o software e a BIOS da mesma permitiu, ou seja, ao máximo! No que respeita à Nvidia, o overclock foi levado ao limite da placa em Standard Cooling.

3D Mark 2001 SE

Stock clocks

Overclock

No tão clássico 3D Mark 2001 continuamos a ver a completa superioridade da Nvidia, o que já se verifica há muitas séries.

3D Mark 2001 SE resumo

3D Mark 2003

Stock clocks

Overclock

Para surpresa de muitos, no mítico 3D Mark 2003 onde até agora a Nvidia reinava com bastante distinção, a nova série da ATI destaca-se em grande com uma performance substancialmente superior. Como se pode observar, a nova gráfica da ATI consegue ser bastante superior com as frequências em default comparativamente à Nvidia já em overclock!

3D Mark 2003 resumo

3D Mark 2005

Stock clocks

Overclock

No 3D Mark 2005 verificámos dois aspectos importantes: verifica-se a permanência de superioridade da Nvidia, porém verifica-se que a evolução de performance neste benchmark com o overclock é bastante superior na ATI, sendo assim possível constatar que o que acontece na Nvidia é que a partir de um certo nível de OC o rendimento diminui. Na ATI tudo o que “pedirmos” à gráfica em clocks, ela retribui de bom grado com evolução de performance.

3D Mark 2005 resumo

3D Mark 2006

Stock clocks

Overclock

     3D Mark 2006 é outro benchmark que a Nvidia ainda continuará a dominar com alguma vantagem. Apenas conseguimos ver que a evolução de rendimento da ATI, quando submetida a overclock, apresenta mais vantagem que a respectiva concorrente.

3D Mark 2006 resumo

3D Mark Vantage – Performance

Stock clocks

Overclock

    Aqui começamos a ver o verdadeiro poder desta nova série. A concorrente da Nvidia é completamente esmagada por esta nova série da ATI, com uma diferença absolutamente assustadora. Aqui a ATI marca a diferença pela positiva, de forma bastante substancial.

3D Mark Vantage – Performance resumo

3D Mark 2011 – Performance

Stock clocks

Overclock

 

Mais uma prova da completa superioridade desta nova série da ATI em relação à sua concorrente directa, é o 3D Mark 2011. Aqui conseguimos ver uma diferença bastante substancial entre as duas placas gráficas.

3D Mark 2011 – Performance resumo

Notas finais

            Para finalizar esta review é de extrema importância referir alguns aspectos importantes:

Aspectos Positivos:

  • Todos os testes foram corridos num sistema que não possui a tecnologia PCI-Express 3.0, o que significa que a performance desta placa ainda será maior;
  • Esta placa gráfica mostrou ser bastante estável no que respeita à resistência ao overclock.
  • O overclock feito para estes testes mostrou ser apenas o início de muito mais.

Aspectos a melhorar:

  • A ATI irá precisar de uma grande evolução de drivers, uma vez que em todos os testes que foram executados, todos eles exceptuando os mais antigos, nomeadamente 2001 e 2003, apresentaram muitos “lags” assim conhecidos;
  • Como já vem de trás, apesar do seu alto desempenho, o cooler desta série da ATI continua com o defeito do seu usual ruído ensurdecedor. Porém, no que respeita à marca da mesma, todos esperamos uma versão melhorada com um cooler mais silencioso como é o caso das séries Direct CU.

Conclusão

            A ATI veio para marcar forte presença, principalmente no que respeita a aplicações mais recentes. Esta gráfica mostrou ser bastante fácil de lidar, porém, esperávamos que pelo menos esta série mostrasse mais poder em 3D Mark 2006. Apesar disso, o 3D Mark 2003 foi uma grande surpresa, o que revela um novo dono do título neste benchmark.

            A esta placa gráfica atribuímos o seguinte Benchx Award, não sendo melhor devido ao facto de não superiorizar a actual concorrente em todos os testes. Com isto a Benchx atribui:

2 Responses to ASUS HD 7970

  1. Ricardo Castro says:

    Excelente review =)
    Do melhor sem duvidas as minhas preferidas.

  2. Mingas says:

    Excelente, review.

    Adorei ver esse bicho ao vivo.

    Cumps. e força.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *