Asus RAIDR Express 240GB

Published On 3 de Fevereiro de 2014 | By Billy-The-kid |
Overall Score
95 %

Performance 95%
Qualidade de contrução 98%
Design 98%
Preço 89%

O produto em análise (Asus RAIDR Express 240GB) disponibiliza 240gb de armazenamento, apresentando como velocidades, tanto de leitura como de escrita, acima dos 800MB/s. No que respeita a ficheiros de pequenas dimensões podemos contar com a tecnologia IOPS com valores acima de 100.000 4k. Este SSD utiliza Dual LSI® SandForce SF-2281 para controlar as suas memórias flash Toshiba® 19nm 16K Page Size MLC Sync-NAND Flash.

O “Super SSD” pertence à linha ROG da Asus, isto quer dizer que está virado para os entusiastas mais exigentes!

Por detrás do RAIDR estão dois ssd´s em raid 0 que asseguram a transferência de dados através de uma porta PCI-E 2.0 2x!

Especificações técnicas:

Interface PCIe 2.0 x 2

Capacities 240GB

Controller Dual LSI® SandForce SF-2281 controllers

Flash Memory Toshiba® 19nm 16K Page Size MLC Sync-NAND Flash

Performance

Sequential Read Speed:830MB/s

Sequential Write Speed:810MB/s

4K Read IOPS: Up to 100,000 IOPS

4K Write IOPS: Up to 100,000 IOPS

Latency:<0.1ms * Actual performance may vary depending on applications, usage, environment and other factors. Test results based on the ATTO Disk Benchmark and Iometer

Dimensions 157(L)*120(W)*20(H)

Weight 243g

Temperature 0℃-70℃

OS Support Windows®7 Windows®8

Reliability

MTBF: 620,000 Hours

Data Encryption: 128bit AES

Data Reliability: Up to 55 bits correctable per 512-byte sector (BCH) “Unrecoverable read errors: Less than 1 sector per 1016 bits read ECC on all internal memory; full end-to-end CRC protection; RAISE”

Features

UEFI boot compliant: Supported

AHCI Compliant: Driver-free installation

Bootable: Supported

Exclusive Features:

RAMDisk

SSD TweakIt

ROG HybriDisk

ROG CrystalDiskMark

Secure Erase\Firmware Update

Kaspersky Anti-Virus 2013

O nosso exemplar chega-nos na já tradicional caixa em tons de vermelho que caracteriza toda a linha ROG da Asus, saltando logo à vista a sua conectividade PCI Express e a sua capacidade.

 

Tanto no exterior da caixa como no seu interior podemos ver escrito as principais características e features!

No interior  da nossa embalagem contamos com uma caixa de cartão de boa qualidade e cortado  na perfeição para acomodar a nossa RAIDR!

O pormenor do plástico que serve de tampa… apresenta em relevo o o Logo da serie ROG!

No interior temos disponível um User Guide com bastante informação, que explica como montar a nossa placa, faz uma breve introdução do software disponível no cd e apresenta uma overview do produto. Contamos ainda com um cd com muito software útil (RAMDisk, SSD TweakIt, ROG HybriDisk, ROG CrystalDiskMark, entre outros) e um quick start guide.

A nossa placa apresenta um revestimento metálico pintado a preto com um acabamento de excelente qualidade!

Na lateral da placa a Asus colocou um pequeno letring a dizer RAIDR que quando em funcionamento ganha a tonalidade de vermelho!

Na traseira da nossa placa para além do UEFI LED que fica aceso quando está em modo UEFI, temos também o switch que liga o UEFI modo, que permite fazer boot à nossa máquina de forma muito mais rápida sendo que a sequência disco mecânico (sata), placa gráfica (pci-e) e unidade de armazenamento RADIR (pci-e) é feita toda em simultâneo!

A nossa placa assegura a transferência de dados através de uma porta PCI-E 2.0 2x (capaz de atingir taxas de transferência  na casa dos 1000mb/s)!

Podemos contar com uma grelha perfurada que fica virada para o tardoz da nossa caixa, que assegura a ventilação e através da qual se consegue ver um led que acende cada vez que o RAIDR é acedido! A Asus tem o cuidado ainda de colocar um back plate também metálico pintado na cor preta que vem dar o toque final…

DuoMode

A primeira unidade SSD PCIe compatível com as BIOS legadas e UEFI

A RAIDR Express é o primeiro e único SSD baseado em PCIe do mundo que suporta dois chips da BIOS e um comutador de hardware incorporado, permitindo-lhe alternar entre os modos UEFI e legado, garantindo a melhor compatibilidade.
No modo legado, a RAIDR Express pode ser usada em motherboards mais antigas – aquelas com BIOS tradicionais (não-UEFI). Alterne para o modo UEFI e pode acelerar significativamente o tempo de arranque do seu PC. Obtém a flexibilidade de escolher qual o modo certo para si e tirar partido do melhor dos dois.

 

Design sem drivers com suporte completo para TRIM

Com uma interface AHCI (Advanced Host Controller Interface), a RAIDR Express não requer quaisquer controladores – para que possa desfrutar dos benefícios incríveis da velocidade a partir do momento em que a liga. A RAIDR Express também suporta comandos TRIM a partir do sistema operativo – um suporte que poucas unidades SSD baseadas em PCIe podem fornecer. Isto mantém a RAIDR Express a funcionar a uma velocidade de topo ampliando a autonomia da drive

 

 

Sync-NAND Toshiba de 19nm e página de 16K

A RAIDR Express apresenta flash sync-NAND com o novo tamanho de página de 16K MLC (multi-level-cell), que proporciona performances de leitura e escrita consistentes com o dobro do tamanho de páginas e o dobro dos dados por transferência. Isto coloca a RAIDR Express como líder de velocidade no seu segmento

Protecção metálica nos dois lados com o design fantástico da ROG

A RAIDR Express tem uma protecção metálica nos dois lados para fornecer:

  • Protecção contra interferências electromagnéticas
  • Melhor dissipação de calor

RAMDisk

Duplique a velocidade com RAM e SSD
Esta funcionalidade brilhante permite-lhe usar até 80% da memória disponível no seu computador como uma unidade virtual de alta velocidade para acelerar o arranque das suas aplicações e jogos favoritos – para velocidades superiores a 12,000MB/s nos nossos testes!
A ROG RAMDisk usa o que são conhecidos como “pontos de junção” para que não seja necessário reinstalar o seu software. Escolha uma aplicação e a RAMDisk irá garantir que o seu PC aceda directamente aos seus ficheiros e dados usando a velocidade extrema da própria RAM do computador.
Mas isso é apenas uma das excelentes funcionalidades da RAMDisk. Melhor ainda, a RAMDisk aumenta o tempo de vida do seu SSD porque reduz ciclos de leitura-escrita desnecessários. A RAMDisk até se guarda na unidade principal do sistema quando desliga o PC e se restaura automaticamente na próxima vez que o liga, para que esteja pronta a funcionar assim que precisa – é tudo velocidade e sem complicações!

SSD TweakIt

Tome o controlo para desfrutar de um armazenamento mais rápido e duradouro
O SSD TweakIt foi concebido para proporcionar a forma mais fácil de obter uma performance de topo e uma durabilidade ultra longa. Com um simples clique, pode desfrutar destas vantagens:

  • Realoca automaticamente actividades de escrita repetitivas para a RAMDisk para oferecer uma navegação ainda mais rápida enquanto mantém a RAIDR Express na sua melhor performance durante muito mais tempo
  • Aplique um perfil predefinido que refina automaticamente as definições do processador (CPU) para atingir um aumento de velocidade de até 5%

Secure Erase

De volta à performance inicial
Um simples arranque a partir do disco de utilitários incluído refresca totalmente a RAIDR Express para que volte a obter a sua performance original – a mesma que tinha quando saiu da caixa no dia em que a comprou. Isto é feito removendo de forma segura e completa todos os dados da RAIDR Express no Linux, para que possa também refrescar a sua RAIDR Express mesmo quando é a unidade de sistema. Agora, não necessita de se preocupar com a degradação de performance devido à acumulação de dados e escritas frequentes.

ROG HybriDisk

Desfrute da velocidade de um SSD e do espaço de um HDD
A ROG HybriDisk sobrealimenta-o com armazenamento híbrido movido por caching SSD, para que possa fazer o seu disco rígido (HDD) funcionar mais rápido que SATA! Funciona com o seu HDD (até 4TB) para que possa desfrutar de transferências de dados que esmagam efectivamente os limites de velocidade dos SSDs baseados na norma SATA (600 MB/s), para que possa agora desfrutar de capacidades de disco rígido com velocidades de SSD – o melhor dos dois mundos.

Sistema Utilizado:

– Intel I7 4770k;

-ASRock Z87 OC Formula;

-Corsair Dominator Platinium 2400 Cl9

-Antec HCP 1200W;

Benchmark´s Utilizados:

A escolha dos benchmark não teve nenhum critério em especial apenas devido ao facto de serem os mais populares entre a comunidade de entusiastas. O sistema operativo utilizado foi o Windows 7 Ultimate edition x64, importa ainda referir que não foram utlizados qualquer tipo de tweaks ao nível do sistema operativo.

-ATTO Disk Benchmark;

-Anvil Benchmark RC6;

-AS SSD Benchmark;

-Crystal DiskMark;

HD Tune Pro.

De forma a se poder comparar valores com outros modelos, utilizamos um SSD Kingston HyperX 3K SSD 240GB e uma OCZ Revo Driver 3 X2 480GB, recorremos ainda a nossa base de dados realizada com base no ATTO Disk Benchmark, ainda que não sendo utilizado o mesmo sistema nesta base dados, podemos afirmar que os valores não sofrem grande alterações.

Modelos utilizados no ATTO Disk Benchmark: Seagate Barracuda 250Gb Single Plate – SATA 2 – 7200rpm – 16MB Buffer, Western Digital Caviar Black 2 TB – SATA 3 – 7200 rpm – 64 MB Buffer, Western Digital 74Gb Raptor – SATA 2 –  16MB Buffer, OCZ Vertex Plus 30GB – SATA 2, Corsair Force GT 60GB – SATA 3, OCZ Vertex 3 Series 60GB – SATA 3, Corsair Force 120GB – SATA 3, Kingston HyperX 3K SSD 240GB e OCZ Revo Driver 3 X2 480GB.

Em todos os testes foram utilados o mesmo sistema operativo,  foi garantido também a utlização das portas SATA 2 e 3 consoante o dispositivo em cauxa

O mercado dos SSD´s tem vindo a receber constantes novidades e reduções de preço, nos dias que corre já se consegue ter um SSD para disco de SO a valore bastante razoáveis!

A Asus veio trazer para a gama ROG o componente que no nosso ver é o mais revolucionário em termos de performance dos últimos tempos… introduzio um SSD Express composto por dois em raid 0!

A qualidade de construção e design estão ao melhor nível, muito bem acabado, o jogo de cores de preto e vermelho vulgarmente utilizado pela linha ROG veio torna-lo bastante apetecível para quem já tem componentes da serie ROG!

No campo da performance o mesmo ganha em todas as vertentes a um SSD comum, e não seria de esperar menos pois estamos a compara-lo com dois! Não podemos deixar de fazer a comparação entre este e a OCZ RevoDrive 3 X2 que se mostrou com uma performance acima, mas também é de salientar que se trata de 4 ssd em raid e o seu preço é bastante superior ao da RAIDR o que o torna a OCZ RevoDrive quase um fruto proibido. Mas a verdade seja dita, quando utilizamos o UEFI mode não há rival que vença a RAIDR a fazer boot para o Windows!

No global temos a dizer que caso este tivesse acompanhado a descida de preço que os ssd´s têm vindo a sofrer neste momento, os 230/240€ seria a escolha acertada… mas tal não se verificou e tornou esta drive um produto caro quando comparado com o que temos disponível no mercado de ssd´s à data! No nosso ponto de vista vai ser um produto muito seletivo pelo que vai ser uma peça rara mas sempre cobiçada!

A BenchX agradece à Asus Portugal pela disponibilidade do material para teste.

Copyright © BenchX, 2014. Reprodução proibida sem autorização prévia.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *