Asus Rampage V Extreme

Published On 5 de Dezembro de 2014 | By Billy-The-kid |
Overall Score
96.8 %

Performance 98%
Qualidade de Construção 97%
Overclock 98%
Design 95%
Preço 96%

 

Com a entrada de novos chipset no mercado orientado para workstation a Asus lançou uma nova série dentro da linha ROG, a Rampage V que é a versão mais completa deste fabricante! Como já é tradição a série extreme é a mais poderosa de todas, concebida a pensar em performance e claro está, a série V vem dar continuidade a esse trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela Asus que tantos frutos bons tem dado ao longo do tempo.

Especificações principais anunciadas:

CPU

Intel® Socket 2011-v3 Core™ i7 Processadores Suporta Intel® 22 nm CPU Suporta tecnologia Intel® Turbo Boost 2.0

Chipset
Intel® X99

Memória

8 x DIMM, Max. 64GB, DDR4 3300(O.C.)/3000(O.C.)/2800(O.C.)/2666(O.C.)/2400(O.C.)/2133 MHz Non-ECC, Un-buffered Memória Quad Channel Arquitectura de memória Suporta Intel® Extreme Memory Profile (XMP)

Suporte de Multi-GPU

Suporta Tecnologia NVIDIA® 3-Way SLI™ Suporta Tecnologia NVIDIA® 4-Way SLI™ *1 Suporta Tecnologia NVIDIA® SLI™ Suporta tecnologia AMD 3-Way CrossFireX™ Suporta tecnologia AMD CrossFireX™ Suporta Tecnologia AMD 4-Way CrossFireX

Começamos pela caixa na qual nos chega a nova “pérola” da Asus, vermelho escuro como já se torna habitual na série ROG e com as inscrições do modelo na fonte já característica da série! No seu interior temos duas caixas, uma onde vem o nosso modelo juntamente com o OC Painel e uma segunda onde vêm os acessórios!

No que respeita à Rampage V propriamente dita, tudo gira em redor do novo chipset da intel, o X99, que vem trazer um novo folgo no socket LGA2011 sendo que este novo socket é denominado por LGA 2011V3.

O novo chipset possui suporte para processadores  Intel Core I7 com a tecnologia intel Turbo Boost 2.0.1, suporte de até 6 portas usb 3.0 e 14 usb 2.0, suporta até 6 portas sata 3 e esata, disponibiliza até 5 GT/s para acesso rápido a dispositivos periféricos e redes com até oito portas PCI Express* 2.0 x1, configuráveis como x1, x2 e x4 conforme os designs das motherboards e suporte para conexão Ethernet Intel l218-LM.

Falemos então do nosso socket que é um modelo exclusivo da Asus com pinos extra que segundo o fabricante consegue quase eliminar o vdrop, mesmo quando em voltagem muito altas, na nossa análise vamos instalar-lhe um Intel® Core™ i7-5960X Processor Extreme Edition (20M Cache, up to 3.50 GHz).

No que respeita a memórias o nosso modelo vem preparado com 8 slots de memórias DDR4, que é mais umas das novidades desta nova plataforma, introduzindo novas frequências e simultaneamente uma redução da voltagem utilizada. Na nossa análise iremos instalar 32Gb fabricados pela Kingston. Passemos então ao suporte gráfico, que como não podia deixar de ser a Rampage oferece suporte para Tecnologia Nvidia 4-way SLI e AMD 4-way CrossFireX sendo que as combinações das velocidades das porta PCI-e são x16 com apenas uma placa gráfica x16/x16 com duas placas gráficas, 16x/x8/x8 com três e x16/x8/x8/x8 com quatro gráficas com cpu de 40 lane ( x16, x16/x8, x8/x8/x8 com cpu´s de 28 lane). Tanto o Intel Core I7 5960x como o 5930k possuem 40 lanes sendo que apenas o 5820k possui as 28 lanes que limita a utilização das placas gráficas).

Referentemente ao suporte de armazenamento, para além da nova porta M.2 Socket 3, temos uma porta Sata Express compatível com 2 x sata 6.0 Gb/s, que na realidade é uma fusão entre SATA III e PCI, subindo o limite de velocidade para 10GB/s, que possibilita que as empresas especializadas em drives como os SSD´s, desenvolvam produtos com velocidades semelhantes a de drives padrão PCI Express, ficando o mercado dos SSD´s à espera de um novo “salto”. Para além do referido temos ainda 8 portas sata 6Gb/s com suporte de Raid e por fim mais uma porta sata Express sendo esta controlada pela ASMedia, sendo que todas as outras são controladas pelo chipset Intel X99.

Falemos então na conectividade que, como já foi dito atrás, está entregue à placa de rede Ethernet Intel l218-LM, juntamente com a placa de rede wireless Wi-fi 802.11a/b/g/n/ac, sendo que esta ultima já possibilita uma transferência de dados acima de 1Gbit/seg, e com o Bluetooth 4.0 que garante uma vasta lista de possibilidades de coneção. Vejamos agora a versatilidade de portas disponíveis no painel traseiro, onde podemos contar com 1 x Porta(s) PS/2 (teclado/rato), 1 x Porta LAN (RJ45), 2 x USB 2.0 (uma pode ser utilizada como a porta ROG Connect), 10 x USB 3.0 (azul), 1 x Saída óptica S/PDIF, 1 x ROG Connect interruptor On/ Off, 5 x Audio jacks, 1 x Clear CMOS button(s),1 x ASUS Wi-Fi GO! module (Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac e por fim Bluetooth v4.0.

A versão extreme é sempre feita a pensar nos gamers e nos overclockers, e claro está a Rampage V Extreme não vem fugir a isso, sendo que ela oferece de série o OC Panel que pode ser usado em dois modos, o Normal mode que permite fazer Overclock de forma automática e controle das ventoinhas e o Extreme mode que permite a utilização de sensores subzero, slow mode, VGA Hotwire entre outros aspetos!

 

A Rampage conta com 8 ligações de 3/4 pinos para ventoinhas e sete sensores térmicos o que demonstra a preocupação com o arrefecimento e controlo das temperaturas! No canto superior direito da nossa board temos uma pequena área dedicada ao overclocking, onde temos a possibilidade de ler as voltagens, desligar portas PCI-e, o botão de start e reset, slow mode, o botão MemOK (que nos permite fazer um reboot com uma configuração de segurança sem perdermos os valores que estávam anteriormente escolhidos na bios), um Q-Code display e finalmente o LN2 Mode (disponibiliza-nos profiles adequados para usar em extreme overcloking) Por fim na parte inferior da board temos mais umas quantas particularidades, começamos da direito para a esquerda, o KeyBot permite criar mais de 15 teclas macros (botão preto), temos um switch de bios (botão vermelho), uma extensão de portas usb 2.0 e duas de usb3.0 (sendo que na parte inferior da board apenas temos uma) e por fim o soundstage que permite a alteração de perfil de áudio ao nível de hardware!

 

Passemos então aos acessórios!  A nossa Rampage inclui o já habitual Manual do utilizador, 10 cabos SATA 6Gb/s, I/O Shield, cabo CrossFire, Q-conector, 3 conjuntos de cabos para Thermal sensor, uma antena ASUS 3T3R dual band Wi-Fi , 12 Identificador de cabo, uma bridge 3-Way SLI, uma bridge 4-Way SLI, uma bridge SLI, um kit X-Socket, um ROG Door Hanger e um OC Panel Kit que inclui, OC Panel, adaptador para utilização do OC Panel numa baia de 5.25, cabo de ligação e um kit de parafusos para a sua fixação.

Suporta 4-way SLI™/CrossFireX™

Liberta a potência total de múltiplas placas gráficas para desfrutar de imagens que nunca tremem, com o espaço ideal entre cada placa. Os comutadores incorporados permitem-lhe activar ou desactivar selectivamente e de uma forma rápida as placas. Gerir configurações multi-GPU nunca foi tão fácil!

OC Panel

Coloque as suas mãos num sistema de monitorização e afinação em tempo real e com dois modos. Para ambos, o seu ecrã de 2.6″ mantêm-no informado e em total controlo – para que possa maximizar a potência disponível.

Botão Safe Boot & Botão ReTry

A ROG compreende os overclockers melhor que outros fabricantes – por isso a Rampage V Extreme inclui os botões Safe Boot e ReTry para o ajudar a reparar as coisas quando as aventuras de overclocking dão para o torto. Permitem poupar tempo em tempo real de uma forma rápida e fácil.

X-Socket II

O X-Socket II de três peças da Rampage V Extreme II simplifica a montagem do seu sistema de nitrogénio líquido (LN2) ou de evaporador de gelo seco existente no socket LGA2011-3. Use a chave estrela incluída para substituir a placa metálica traseira LGA2011-3 pela X-Socket II e está pronto para arrefecer o seu evaporador!

8 x Conectores combinados para ventoinhas de 4/3 pinos + 7 sensores térmicos + Fan Xpert 3

A Rampage V Extreme tem 8 x conectores combinados de 4/3 pinos (PWM/DC) para ventoinhas, quatro sensores inteligentes incorporados e três conectores de 2 pinos adicionais e uma seleção de três cabos térmicos para o ajudar a monitorizar as temperaturas de até sete motherboards ou componentes principais em tempo real — para que seja capaz de ajustar os dissipadores do CPU e da caixa automaticamente ou manualmente para a melhor dissipação.

Sistema Utilizado

CPU: Intel® Core™ i7-5960X Processor Extreme Edition (20M Cache, up to 3.50 GHz)

Board: Asus Rampage V Extreme | Asus X99-Deluxe | Gigabyte X99-Gaming G1 WEI FI

Memórias: 4x8gb Kingston HyperX Predator 2400mhz (HX424C16PBK4/32)

Gráfica: Asus Strix GeForce GTX980

PSU: Corsair AX1200i

Cooler: Corsair H80

Discos: Intel SSD 330 Series 60GB

Pen driver: Corsair Voyager GT USB 3.0 16GB

No que respeita à bios da nossa Rampage, a mesma vem nas mesmas linhas da série IV, pelo que podemos garantir que para os utilizadores que estejam a fazer upgrade não vão ter qualquer dificuldade! Para os utilizares que venham de outros socket também julgamos não haver grandes dificuldades uma vez que basta alterar o multiplicador e definir o vcore adequado para o nosso cpu para fazermos um overclock ao nosso sistema!  Dentro do Sistema operativo também podemos contar com as funcionalidades do asus utilities, que nos permite fazer overclock, controlar as velocidades das ventoinhas, controlar os modos de gestão de energia entre outras funções! Passemos então aos testes práticos, que foram executados com três board diferentes sendo que em todas foi utilizado o cpu em stock e as memórias com o perfil xmp, não tendo sido alterado qualquer setting e tendo sido, todos os testes, corridos no mesmo sistema operativo e com a mesma versão de drivers da intel e da nvidia!

No campo de overclock a nossa ROG mostrou mais uma vez que pertence a série Extreme, pois não tivemos qualquer problema em puxar pela frequência do nosso cpu juntamento com o uncore! Porém, além do referido, foi com alguma facilidade, bastando apenas escolher um dos profiles que já vem com a rampage para colocar as nossas memórias a trabalharem a uma frequência superior (2666mhz) No que respeita ao overclock do CPU não fomos muito felizes no exemplar que nos calhou pois o mesmo quando comparado com outros, necessita de muita voltagem, sendo que nos nossos testes foram utilizados 4300mhz, sendo quase impossível correr benchmark´s com 4500 já com mais de 1,35v, como tivemos a portunidade de testar outras board X99 podemos comprovar que tal não se deve à baord utilizada mas sim ao CPU.

Como já foi dito atrás a Rampage apresenta diversos profiles de origem sendo esse mais um ponto a favor que a persegue já das antigas séries, com a ajuda desses profiles principalmente os das memórias, conseguimos colocar a série ROG da Asus acima de toda a concorrência no que respeita a performance a Rampage vem dar continuidade a tal! Este modelo, tem sido o mais utilizado pelos overclockers para bater recordes do mundo e a nosso ver percebe-se, pois para quem quer ter a máxima performance tudo conta e a rampage mostrou ser a board com mais performance nos benchmark!

A Rampage V mostrou possuir uma performance acima da concorrência em quase todos os benchmark´s e não era de esperar menos visto que este modelo foi criado a pensar nisso! A Asus lançou a sua nova série ROG utilizando o já habitual layout, sendo que para quem já é amante desta linha vai encontrar todas as suas particularidades logo ao primeiro olhar! O modelo em análise revelou-se bastante consistente, com uma performance acima dos modelos utilizados nesse comparativo, tal verificou-se tanto em 2D como em 3d A nossa máquina correu tudo na perfeição, não se tendo encontrado dificuldades em utilizar as nossas memórias (hynix mfr) em frequências acima do anunciado pelo fabricante, pena não termos possibilidade de testar memórias baseadas em outros ic´s! Ao nível da qualidade de construção, este modelo apresenta-se com componentes de alta qualidade que proporcionam uma maior durabilidade e menor aquecimento! No que respeita ao look da board a Asus continuou a fazer o que está habituada mantendo os seus modelos no patamar mais alto! No que respeita à capacidade de overclock, podemos garantir que a Rampage consegue tirar tudo tanto do nosso cpu como das memórias! O preço a que ela nos chega ronda os 420€,  podíamos dizer que é o ponto menos forte desta board mas quando comparado com o preço que as concorrentes se apresentam torna-se ainda mais apetecível! Tendo em consideração a análise, a nossa Asus Rampage V Extreme recebe um Gold e um ExtremePowerfull Award!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *