ASUS ROG MARS 760

Published On 22 de Março de 2014 | By Billy-The-kid |
Overall Score
94,2 %

Performance 92%
Qualidade de construção 96%
Overclock 96%
Design 96%
Preço 91%

 

 

Com a série 7 da Nvidia a Asus lançou também a MARS 760!

A Asus criou uma placa única no mercado baseada em gpu´s nvidia e como não podia deixar de ser deu-lhe o nome de MARS !

A MARS é uma placa gráfica com pcb feito completamente de raiz que tira partido de dois GPU em simultâneo, colocando-a entre as melhores gráficas do mercado!

Graphics Engine

NVIDIA GeForce GTX 760×2
  • Bus Standard PCI Express 3.0
  • Video Memory GDDR5 4GB
  • Engine Clock GPU Boost Clock : 1072 MHz GPU Base Clock : 1006 MHz
  • CUDA Core 2304
  • Memory Clock 6004  MHz ( 1501  MHz GDDR5 )
  • Memory Interface 512-bit
  • Interface DVI Output : Yes x 2 (DVI-I), Yes x 1 (DVI-D) HDMI Output : Yes x 1 (via DVI to HDMI adaptor x 1 ) Display Port : Yes x 1 (Mini DP) HDCP Support : Yes
  • Accessories 1 x DVI to HDMI adaptor 1 x Power cable
  • Software ROG GPU Tweak & Driver
  • Dimensions 11 ” x 4.38 ” x 1.6 ” Inch

A caixa na qual a MARS se apresenta não podia deixar de ostentar os tons de preto, vermelhos e um pouco do verde da Nvidia, característicos da linha ROG da Asus! Quanto às dimensões da caixa, não são as habituais da Asus, pois esta apresenta um aumento de comprimento, possivelmente devido ao comprimento da gráfica! Claro que não podia deixar de vir na frente da caixa a presença o logotipo da Republic of Gamers. No interior e como já é habitual em todos os modelos, são apresentadas as principais características, sendo dado especial destaque à eficiência do cooler e à performance!

O modelo em análise, no que respeita a acessórios, não vai muito além do essencial, sendo que disponibiliza um adaptador de alimentação de 2x6pins para 8pinos, o já habitual disco com drivers e Asus GPU Tweak, e uma chapa magnética da ROG.

A qualidade de construção salta logo à vista assim que abrimos a nossa caixa!

As cores predominantes na MARS, são o preto e o vermelho já característico da marca na série ROG e que tem dado origem a projetos de moding bastante bem conseguidos um pouco por todo o mundo!

O arrefecimento da nossa gráfica é garantido por um sistema de 2 ventoinhas, assegurando o arrefecimento dos 8 heatpipes.  O dissipador de cooler que está por baixo das ventoinhas é enorme cobrindo todo o pcb da placa gráfica, ficando assim assegurado que as duas ventoinhas além de arrefecerem esses coolers garantem também o arrefecimento do próprio pcb, incluindo os circuitos de alimentação.

Podemos contar ainda com um back plate em alumínio que assegura uma melhor dissipação do calor!

O nosso modelo disponibiliza-nos como output´s três saídas DVI (2xDVI-I e DVI-D) e uma DisplayPort! Para alimentar a nossa  MARS são necessárias duas pci-e 8 pinos, que asseguram a alimentação das 12-fases.

Entremos nas particularidades do nosso modelo, o nosso modelo vem equipado com o PEX ExpressLane 8747 que assegura a ligação entre os nosso dois GPU´s!

 A nossa MARS vêm prontas a ser utilizadas em sli o que quer dizer que ficamos com 4 x nvidia gtx 760!

Os nossos GK104 apresenta-se com 1072mhz(boost) de frequência e conta com 1152 cuda cores, 3.54 biliões de transístores e um processo de fabricação de 28nm. A alimentação é controlada por um controlador remarcado pela Asus pelo que não conseguimos saber ao certo o modelo utilizado.

O nosso modelo apresenta-se com 4Gb de memórias, sendo que os ic´s são fabricados pela Hynix. No que respeita aos MHz podemos contar com 1502mhz e 192.3GB/s de memory bandwidth!

 

A Melhor Performance 14% Mais rápida que a GTX Titan.

Com dois GPUs GTX 760, a Mars 760 proporciona uma performance gráfica ainda mais rápida que a GTX Titan! 4GB de memória de vídeo GDDR5 proporcionam visuais com velocidades incrivelmente elevados e sem soluços – desfrute da jogabilidade mais suave da actualidade e do futuro!

MARS760GTX vs TITAN

Tomb Raider RESOLUÇÃO 2560×1600, Modo de Qualidade Ultra, FX AA activo, 16x AF activo

MARS760GTX vs TITAN
Crysis 3 RESOLUÇÃO 2560×1600, Alta 0xMSAA
MARS760GTX vs TITAN
Bioshock Infinite RESOLUÇÃO 2560×1600, Modo de Qualidade Ultra com DDOD activo, FXAA activo

DirectCU II 20% Mais Fresca. Vastamente mais Silenciosa.

A Tecnologia exclusiva DirectCU II coloca 8 tubos de arrefecimento em cobre altamente condutor em contato direto com ambos os GPUs. Estes alcançam temperaturas 20% mais frescas e é vastamente mais silenciosa que a GTX 690.

Temperaturas 20% mais frescas

Ventoinha Resistente ao Pó Aumentando o Tempo de vida da placa gráfica 25%

O design exclusivo da ventoinha dissipa o calor eficientemente aumentando em simultâneo o tempo de vida da placa gráfica em 25% através da resistência ao pó e partículas melhoradas

Tecnologia DIGI+ VRM com Super Alloy Power 30% menos ruído e 2.5X maior durabilidade

A Mars 760 vem com o conhecido módulo de regulação de voltagem (VRM) ROG DIGI+, com um design de energia de 12 fases que reduz o ruído energético em 30% e melhora a eficiência em 15%. Também amplifica a tolerância da modulação de voltagem e melhora a estabilidade e longevidade global – 2.5x superior à da referência!
Os condensadores black metallic feitos no Japão proporcionam uma resistência à temperatura 20% superior e um tempo de utilização 5x superior

Os POSCAPs reduzem o ruído energético, melhoram o overclocking, e a estabilidade muito para além dos designs analógicos standard.

Indicador LED – MARS Pulsa num vermelho glorioso quando a placa está ativa

A Mars 760 supera as suas expetativas – e também tem uma aparência fantástica. Um LED fantástico pulsa num vermelho glorioso da ROG quando a placa está a ser usada – um ponto brilhante que chama a atenção!

GPU Tweak versão ROG  Afinação gráfica intuitiva em tempo real

O Utilitário GPU Tweak ajuda-o a modificar a velocidade do GPU, voltagens, performance da ventoinha e mais, através de uma interface intuitiva

GPU Tweak com Streaming online em tempo real

A ferramenta de streaming GPU Tweak permite-lhe partilhar a acção do ecrã em tempo real – para que outros possam assistir ao vivo enquanto joga. É até possível adicionar à janela de stream

 
Sistema utilizado
CPU: Intel I7-4770k
Board: Asus Maximus VI Hero
Memórias: 2x8gb Corsair Vengeance 2400mhz cl11
PSU: Antec HCP 1200w
Cooler: Corsair H80
Discos: OCZ Revodrive 3 X2 480GB
A análise dos vários modelos foi executada com a configuração a que chamamos “BenchX” em review previamente feitas. De forma a facilitar a explicitação dos setting´s utlizados, deixamos um print com a indicação de voltagens e mhz utilizados tanto para o cpu, uncore como para as memórias do nosso sistema.
 
Para proceder à análise do nosso modelo incluímos valores obtidos com outros modelos na nossa review de forma a obtermos valores comparativos e que possam servir de referência. Os testes executados foram todos corridos utilizando o windows 7 Professional 64 Bits.
Testes práticos
Para testarmos a performance de todos os modelos utilizamos diversos software’s de benchmark´s e alguns jogos. Indicamos todos os programas utilizados bem como os setting´s em cada.
Futurmark Vantage – default
Futurmark 3DMarK2011 Performace – default
Futurmark 3DMark Ice Storm – default
Futurmark 3DMark Claud Gate – default
Futurmark 3DMark Fire Strike – default
Unigien Heaven Hwbot – Extreme DX11
Unigine Valley V1.0 Basic
(API: DirectX9; Quality: Medium; Sterio 3D:disable;Monitors:Single;Anti-aliasing:2x;Resolution:1280×720)
(API: DirectX11; Quality: Ultra; Sterio 3D:disable;Monitors:Single;Anti-aliasing:8x;Resolution:1600×900)
CineBench R11.5 – default
Alien vs Predador
(Qualidade:Extreme; Resolução:1920×1200;Anti-Alising:4x;Anisotropic Filtering:16X;Texture Quality:Very High;Shadow Quality:Very High;SSAO:On;Tesselation:On;Adanced Shadows:on)
Resident Evil 6 Benchmark – default
Sniper Elite
(Qualidade:Extreme; Resolução:1920×1200;Anti-Alising:High;Texture Quality:Ultra;Shadow Quality:Ultra;Draw distance:Ultra;Supersampling:4x;Motion Blur:On;Compute Shader:On;Ambient Occulusion:On;Advance Shadows:High)
Grid 2 Benchmark
(1920×1200; Multisampling:16xQCSAA;Preset:Ultra; Graphics:Ultra/High)
Crysis 3
(1920×1080;Antialising:MSAA High 8x;Texture Resolution: Very High; Sustem Spec: Very High; Game Efects: Very High; Anisotropic Filtering: 16x; Motion Blur Amount: High; Lens Flares: Yes)
Battlefield 4
(1920×1080;Ultra)
Antes de mais importa referir que estamos a falar de uma gráfica “non reference” equipada com dois gpu´s na mesma pcb, logo à partida temos muito mais calor para dissipar, mas verdade seja dita o modelo em análise mostrou-se bastante eficiente neste campo não colonado em causa a margem de overclock.
Falemos então do “Boost 2.0” que a nvidia nos brindou… o boost 2.0 em poucas linhas e como já fora referido em outras reviews, é um overclock dependente de temperatura, e que se encontra limitado a +/- 70mhz, isto quer dizer que podemos estipular a temperatura máxima que queremos que o nosso gpu atinja e quando tal acontece o nosso modelo reduz os mhz do core ou caso isso não aconteça o boost 2.0 irá atribuir um incremento de +/- 70 mhz a mais em relação ao boost dito normal.
Em linhas redondas a nossa MARS tem um default 1072mhz(boost) isto quer dizer que caso ela não atinja os 80ºc (valor que vem por referência e que pode ser alterado tanto para mais como para menos) nós vamos ter na realidade não os 1072mhz mas sim os 1142mhz!
É aqui que o o cooler que equipa a MARS demonstra o seu poder… é que durante todos os testes executados nunca atingimos os 80ºc, o que quer dizer que tiramos sempre o máximo partido do nosso Boost 2.0!
 
Valores 3Dmark11 com clocks de origem.
Valor máximo estável atingido
Valores 3Dmark11 com overclock.
 
Este boost 2.0 para gamer e utilizadores ditos comuns assenta que nem uma luva, temos controlo de temperatura, redução de energia e performance à medida!
No final conseguimentos um incremento de 150mhz no gpu e de uns fantásticos 500mhz nas memórias, atingindo o limite do Asus GPU tweak de 2000mhz!No que se refere às temperaturas atingidas durante o nosso comparativo  foi com grande satisfação que verificamos que a nossa MARS mesmo com dois GPU´s não se torna mais quente que a concorrência!
Vamos então ao juízo final! A Asus de tempos em tempos cria a serie MARS, sendo dirigidas para um publico alvo muito especifico, principalmente pela o preço a que chega aos consumidores, mas desta vez isso não aconteceu e a MARS 760GTX está no mercado pelo valor da concorrência direta que faz as amd r9 290x, as 780ti e as Titan!
No que respeita à performance e com base nos testes executados em outros modelos, o nosso modelo demonstrou estar ao nivel da AMD R9 290x e acima da Nvidia GTX 780, foi pena não termos incluído a Nvidia GTX 780ti no nosso teste mas ainda não nos foi possível deitar-lhe “a mão”!
A margem de overclock oferecida pela MARS é bastante boa  a nível do core, no que respeita ás memórias podemos mesmo dizer soberba, chegámos a atingir valores acima dos 1280mhz no GPU e 2000 nas memórias, sem qualquer alteração de voltagens!
Outro ponto que não queremos deixar passar em claro é a qualidade de construção apresentada, tanto o cooler como os plates, bastante bem acabados e muito eficientes!
O preço a que ela nos chega são os 599€, o que a nosso ver não está caro para um modelo tão especifico, porém coloca-a numa fronteira de preço que vai levantar muitas duvidas aos possíveis compradores, fica o dilema repartido por três hipótese a Asus MARS 760 (599€), a GTX 780TI (650€) ou 2x Nvidia GTX760 (480€), sendo que esta última opção ainda que teoricamente seja os mesmo dois GPU´s e seja mais económica não tem um desempenho em termos de estabilidade igual ao da nossa MARS!
Com base em tudo isto julgamos que o preço, tratando-se de um modelo exclusivo, não está acima do espera podendo mesmo dizer-se adequado tendo e conta a qualidade de construção, designe e performance! 
Consideração a análise, a nossa MARS GTX760 recebe um Silver Award!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *