Asus Rog Station

Published On 14 de Setembro de 2010 | By admin |

Sem confusões, sem desarrumação. Overclocking a sério de uma forma simples!

 Se é proprietário de uma motherboard Asus ROG então aqui tem um produto maravilhoso. A Oc Sation  é um dispositivo que concede a os usuários acesso aos parâmetros de Overclocking, características exclusivas ROG, velocidade das ventoinhas, alarme com alertas de áudio quando as temperaturas atingem os limites definidos, informação detalhada do sistema, e ainda pode ver um “slideshow” das suas fotos no seu LCD de 3”. Este ecrã tem uma Faceplate ajustável com inclinação máxima de 30º permitindo-lhe ver os conteúdos do ecrã independentemente de estar sentado ou em pé. Mas a principal vantagem deste periférico é mesmo a facilidade com que se faz Overclock em tempo real sem ter de se utilizar a Bios. Temos um pequeno software que podemos usar para alterar as fotos e o firmware.

 

Especificações:

Ecrã LCD 3”
Características Principais –  Suporte de overclocking totalmente baseado em hardware-  Voltagens, frequências do sistema e velocidades das   ventoinhas ajustáveis rapidamente-  Exibição em tempo real das informações do sistema-  Apresentação de fotos-  Desenho elegante com painel móvel com inclinação de 30º-  integração perfeita com exclusivo ROG CPU Level Up e ASUS EPU-  Limites de alarme com alertas áudio-  Código de arranque-  8 definições de perfis
Portas de E/S –  1x Conector de alimentação ATX de 4 pinos (Molex)-  4x Conectores de 3 pinos para ventoinha extra-  1x Porta de ligação de dados de 20 pinos
Alimentação –  Tensão: +12V, +5V, +5VSB-  Consumo: 5A
Compatibilidade –  Rampage II Extreme-  Rampage II Gene-  Maximus II Gene-  Maximus III Formula-  Maximus III Gene-  Crosshair III Formula

 

Levantamento fotográfico:

 

Testes Práticos:

Vamos passar aos testes com o nosso Oc Station, no primeiro contacto com o periférico ficamos fascinados com a qualidade que nós é apresentada é mesmo fora no normal. Temos um pequeno software que podemos usar para alterar as fotos e o firmware.

 Nesse programa podemos ver as ventoinhas do sistema ver e salvar as configurações que se fizer dentro do Windows e ainda importar as nossas fotografias para o LCD do OC Station. Agora vamos passar as configurações e definições de Overcloking.

 Nestas fotos podemos ver o menu da OC station.

Voltagens – Aqui podemos mexer em todas as voltagens para poder dar mais estabilidade ao sistema, muito útil.

Frequência – Ora ai esta o parâmetro mais esperado de mexer o FSB dos processadores, é de uma precisão fantástica podemos mexer de 0,2 ou 1,0 MHZ o que nos leva ao limite do CPU muito rápido.

 Velocidades das ventoinhas – Aqui podemos mexer na velocidade e na rotação de alarme da ventoinha muito útil para a ventoinha do processador.

Temperaturas – Outro parâmetro muito útil ao overclocker ou gammer, estar sempre atento a temperatura do sitema. Podemos usar os graus em Cº ( Celsius ) e Fº ( fahrenheit ). No que diz respeito a temperaturas negativas só dá -30 acima dos disso já dá erro, pode ter a ver com a board em questão ( Crosshair III Formula ).

Ajustes do sistema – Aqui nos ajustes do sistema temos, o Save Profile, Load Profile, Informação do sistema, o espectacular Slidshow, e os sons de alertas.

 

Conclusão:

A Oc Station apresentada pela Asus revela-se bastante estável e eficaz e muito útil, especialmente para aqueles que querem um overclock rápido, e um controlador de ventoinhas lindo com alertas sonoros . Com muita pena nossa o overclock as memórias não se consegue fazer através da station, temos de ir a Bios e meter a frequência e  timings manualmente para se poder puxar pelo processador sem que as memórias começarem a limitar.

Em relação as outras configurações achamos muito útil a das temperatura. Em temperaturas negativas com a motherboard Crosshair III Formula só deu erro a partir dos -30, o que para a maior parte dos overclockers é pouco.

De uma maneira geral o bom da Oc Station é o overclocking rápido e directo, muito fácil de usar, os seus menus estão bem estruturados.

Esperamos que com a actualização de um novo firmware a questão da temperatura e do overclocking das memórias venha corrigido. Em relação ao preço seria mais fácil de pagar os 130€ que custa este periférico se desse para todas as motherboards da marca.

 

Apoios:

Comments are closed.