ASUS Strix GeForce GTX 980

Published On 28 de Outubro de 2014 | By Billy-The-kid |
Overall Score
97.4 %

Performance 98%
Qualidade de Construção 98%
Overclock 99%
Design 96%
Preço 96%

 

 

A nova serie de Nvidia saiu à pouco mais de um mês e começaram a chegar aos mercados as versões “non reference” e claro a Asus não podia deixar de ser um dos fabricantes e trazer o seu modelo Strix 980GTX para o mercado nacional!

A nvidia deu mais um passo rumo à perfeição com o lançamento dos Maxwell, com o GM204 que equipa as GeForece GTX980, temos mais performance, menos consumo e menos ruído com esta versão da Asus!

Especificações
Motor Gráfico: NVIDIA GeForce GTX 980
Standard Bus: PCI Express 3.0
Memória de Vídeo: GDDR5 4GB
Velocidade do Relógio:
GPU Boost Clock:1279 MHz
GPU Base Clock : 1178 MHz
CUDA Core: 2048
Relógio de Memória: 7010 MHz (MHz GDDR5)
Interface de Memória: 256-bit
Interface:
Saída DVI : Sim x 1 (DVI-I)
Saída HDMI : Sim x 1 (HDMI 2.0)
Display Port : Sim x 3 (Regular DP)
Suporte HDCP : Sim
Consumo Energético: Até 300Walimentação adicional PCIe de 6+8 pin
Acessórios: 1 x Cabo de Alimentação
Software: ASUS GPU Tweak & Driver
Dimensões: 28.86 x 13.44 x4.09 Centímetros

A caixa na qual a nossa Strix se apresenta vem nos tons de verde (nvidia), preto e vermelho sendo que apresenta a cabeça de uma coruja que em grego é strix, daí o nome do nosso exemplar! Quanto às dimensões da caixa, são as habituais, ou até podemos dizer que são típicas do padrão da Asus! Na retaguarda e como já é habitual em todos os modelos, são apresentadas as principais caraterísticas, sendo dado especial destaque ao cooler DirectCU II, ao sistema de alimentação e ao GPU Tweak que permite fazer online streaming!

O modelo em análise, no que respeita a acessórios, não vai muito além do essencial, sendo que disponibiliza um adaptador de alimentação de 2 x pci-e de 6 pinos para 8 pinos pci-e, o já habitual disco com drivers, o Guia de instalação e um kit de autocolantes que permite personalizar a cor da nossa Strix.

Quando se vê a chapinha na lateral a dizer strix percebemos logo que estamos perante um modelo pensado na baixa temperatura aliado ao silêncio!
As cores predominantes na Strix, como não podiam deixar de ser, são o preto e o vermelho escuro já caraterístico da marca!

O arrefecimento da nossa gráfica é assegurado por um sistema de 2 ventoinhas, que se encarregam do arrefecimento dos 5 heatpipes. O dissipador de calor que está por baixo das ventoinhas é enorme cobrindo as principais fontes de calor do pcb da placa gráfica, ficando assim assegurado que as duas ventoinhas além de arrefecerem esses coolers garantem também o arrefecimento do próprio pcb, incluindo os circuitos de alimentação.

Podemos contar ainda com um cooler dedicado exclusivamenta aos VRM´s e um backplate à semelhança das suas irmãs mais velhas!

O nosso modelo disponibiliza-nos como output´s uma saída DVI, uma HDMI e três DisplayPort, sendo que podemos usar três monitores em simultâneo. Para alimentar a nossa  Strix são necessárias duas pci-e sedo uma delas de 6 pinos e a outra de 8 pinos.

A nossa GTX980 foi desenvolvida a partir da pcb criada pela Asus, à semelhança da antiga série DirectCu, mas foi com algum espanto que verificamos o abandono da ideia das duas bios, ainda que para a maioria dos utilizadores tal ponto não tenha qualquer relevância, tratando-se apenas de uma segurança! A strix apresenta um dimensão de 29cm de comprimento no seu total e ocupado duas slot´s!

As GeForce GTX980 vêm prontas a ser utilizadas em multi-sli sendo possível usar até 4 unidades! Podemos contar ainda com dispositivo de som HDMI que é compatível com 2.0 e inclui HD áudio e Blu-Ray 3d.

O nosso Maxwell apresenta-se com 1178mhz de clock sendo que com o boost atinge o valor de 1279mhz de frequência e conta com 2048 Shader Units, 64 ROP´s e 5.2 biliões de transístores. A alimentação, como já vem sendo habitual na ASUS é controlada pelo remarcado Digi+. Podemos contar ai com pontos de leitura entre outros pontos fortemente orientados para os extreme overclock!
O nosso modelo apresenta-se com 4Gb de memórias, sendo que os ic´s são fabricados pela Samgung. No que respeita aos MHz podemos contar com 7010mhz (1750mhz) e 224.4 GB/s de memory bandwidth!

DirectCU II com tecnologia das ventoinhas de 0dB 
30% mais fresca. Jogar em Silêncio. 
A tecnologia de arrefecimento exclusiva DirectCU II bate os designs de referência com um heatpipe de 10mm exclusivo que afasta 40% mais calor do GPU — uma primeira vez para a indústria! O design também inclui uma dissipação de calor 220% mais larga: o que significa uma performance 30% mais fresca e três vezes (3x) mais silenciosa que a da referência para uma jogabilidade hardcore ultra-estável com pouco ruído. E a Strix aumenta a fasquia com a tecnologia da ventoinha de 0dB que lhe permite desfrutar de jogos como o League of Legends® e StarCraft® em total silêncio – porque a ventoinha pára completamente quando a temperatura do GPU permanece abaixo de um determinado nível.

DIGI+ VRM com Super Alloy Power  Ruído energético
30% inferior e uma durabilidade 2.5X superior
A tecnologia aclamada DIGI+ VRM foi aplicada através de um design de energia com 10 fases que usa reguladores digitais de voltagem para minimizar o ruído energético em 30% e melhora a eficiência energética em 15%, aumentando a tolerância de modulação da voltagem e melhorando a estabilidade e longevidade global até 2.5x mais que a referência.


GPU Tweak com Streaming
Afinação gráfica intuitiva em tempo real
Apresenta especificações detalhadas e o estado atual da placa com o GPU-Z
Widget de monitorização proporciona informação detalhada com múltiplos parâmetros em tempo real
Verifica e atualiza automaticamente as versões dos controladores e da BIOS«
A ferramenta de streaming GPU Tweak permite-lhe partilhar a ação do ecrã em tempo real – para que outros possam assistir ao vivo enquanto joga. É até possível adicionar à janela de streaming texto, imagens e imagens da webcam.

Sistema utilizado

CPU: Intel I7-4770k
Board: Asus Maximus VII Gene
Memórias: 2x4gb G.Skill TridentX DDR3-2600 CL10
Fonte de Alimentação:Corsair AX1200i
Cooler: Corsair H80
Discos: Intel  SSD 330 Series 60GB

Para a presente análise incluímos resultados que ja tinhamos atingido anteriormente nos principais benchmarks realidads com uma EVGA GeForce GTX 780 Ti Classified K|NGP|N Edition, sendo que foram executados ambos no mesmo sistema e com a versão 344.11 ForceWare oficial da Nvidia. Quanto aos setting´s utilizados no restante sistema foram os de referencia (nas memórias utilizamos XMP). As temperaturas apresentadas foram resultados de mais de uma hora a jogar Battlefield 4 com a gráfica num interior de uma caixa fechada (Silverstone TJ09).

Testes práticos
Para testarmos a performance do modelo utilizámos diversos software’s de benchmark´s e alguns jogos. Indicamos todos os programas utilizados bem como os setting´s em cada.

Futurmark Vantage – default

Futurmark 3DMarK2011 Performace – default

3DMark Ice Storm – default

Futurmark 3DMark Claud Gate – default

Futurmark 3DMark Fire Strike – default

Unigien Heaven Hwbot – Extreme DX11

Unigine Valley V1.0 Basic

Unigine Valley V1.0 Extreme

Alien vs Predador
(Qualidade:Extreme; Resolução:1920×1200;Anti-Alising:4x;Anisotropic Filtering:16X;Texture Quality:Very High;Shadow Quality:Very High;SSAO:On;Tesselation:On;Adanced Shadows:on)

Resident Evil 6 Benchmark – default

Grid 2 Benchmark
(1920×1200; Multisampling:16xQCSAA;Preset:Ultra; Graphics:Ultra/High

Crysis 3
(1920×1080;Antialising:MSAA High 8x;Texture Resolution: Very High; Sustem Spec: Very High; Game Efects: Very High; Anisotropic Filtering: 16x; Motion Blur Amount: High; Lens Flares: Yes)(1920×1080;Ultra)

Battlefield 4
(1920×1080;Antialising:4xAA)

Antes de mais importa referir que estamos a falar de uma gráfica “non reference”, como tal já foi desenhada a pensar em melhorar a eficiência do modelo reference!

A GTX980  já se apresenta  com overclock de origem, mas ainda assim conseguimos ter uma margem muito grande, pois nos nossos testes foram utilizados 1450mhz para o gpu e 1900mhz para memórias sem perder a estabilidade do nosso modelo. O que nos deixou mais que satisfeitos, sendo que após a devolução do nosso produto optamos por adequirir um exemplar, sendo que este mostrou-se ainda mais eficiente que a sample cedida pela Asus Portugal, conseguimos atingir para benchmar  1520mhz no gpu e 2100 nas memórias!Para se fazer overclock a strix não houve qualquer segredo bastou usar o Asus GPU tweak, aumentar os MHz e juntamente o Power Target, evitando assim as descidas de clock no nosso gpu. Durante esta operação registamos a temperatura máxima de 75ºc em stock (v=1.175) e de 79ºc em OC (v=1.250).
Vamos então ao juízo final! A Asus conseguiu melhorar o que já era uma obra prima da nvidia, dizemos isto porque aliado ao desempenho que apresenta, está associado um consumo de energia bastante inferior ao das suas principais rivais. sendo que registámos o consumo máximo de 210w em carga e 12w em idle! Se juntarmos a isto um cooler hibrido, isto é, que apenas usa as ventoinhas quando em carga e quando tal acontece as mesmas são inaudíveis parece-nos que fizeram a combinação perfeita!
No que respeita à performance a Strix levou vantagem em todos os testes realizados sobre a 780ti que estávamos a usar e que diga-se é um modelo que em stock já apresenta clock´s acima da reference (928/1750)!
Quanto ao ruido provocado, como já foi dito, as ventoinhas são quase inaudíveis sendo que apenas nos apercebemos quando elas entravam em rotação porque estávamos a usar uma benchtable situado mesmo ao nosso lado!
Mas pensamos que a Asus poderia ter pensado melhor no design do cooler junto às alimentações de energia, pois não é lá muito fácil conetar ou desconetar estes cabos sem “fazer alguma ginástica”!
O preço a que ela nos chega são os 610€, o que a nosso ver esta bastante bem justificado, pois estamos a falar de uma gráfica com muito alto desempenho, baixo consumo, inaudível e com um designe a condizer!Com base em tudo isto não seria possível sair sem lhe ser atribuído um Gold Award, com a melhor pontuação atribuída até hoje por nós (97.4%).

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *