MSI GeForce GTX760 Hawk

Published On 22 de Outubro de 2013 | By Billy-The-kid |
Overall Score
95.6 %

Performance 97%
Qualidade de contrução 96%
Overclock 96%
Design 92%
Preço 97%

 

 

Com a nova série 7 da Nvidia também chegou a GTX760!

Como já era de esperar a MSI criou a série Hawk nesta gama média/alta da Nvidia arrefecida pelo TwinFrozr !

A GTX760 Hawk é uma placa gráfica com pcb “non reference”  que se insere na gama média/alta do mercado!

 

Graphics Engine NVIDIA GeForce GTX 760
Interface PCI Express x16 3.0
Memory Type GDDR5
Memory Size(MB) 2048
Memory Interface 256 bits
Core Clock Speed(MHz) 1111 (Boost Clock: 1176)
Memory Clock Speed(MHz) 6008
DVI Output 2 (Dual-link DVI-I x 1, Dual-link DVI-D x 1)

 

A caixa na qual a nossa Hawk se apresenta tem diversos tons onde entre eles se destaca o amarelo, o preto e o verde, não estivéssemos a falar de uma gráfica Nvidia fabricada pela MSI! Quanto às dimensões da caixa, são as habituais para gráficas MSI para este segmento! Claro que não podia deixar de vir na frente da caixa a presença da F-117 Nighthawk. No interior e como já é habitual em todos os modelos hawk, são apresentadas as principais características, sendo dado especial destaque ao cooler Twin Frozer , ao Dust Removal Techonogy, ao OC Kits, aos Militar Class 4 componentes e às duas bios!

O modelo em análise, no que respeita a acessórios, não vai muito além do essencial, sendo que disponibiliza dois adaptador de alimentação de 6pins para 8pinos, o já habitual disco com drivers e AfterBurner, adaptadores para leitura de voltagens e adaptador de DVI para VGA.

Quando se lê Hawk é quase que instantânea a certeza que temos uma das,  senão a melhor, gráfica construída com aquele GPU!

 

As cores predominantes na GTX760 Hwak, são o preto e o amarelo já característico da marca na série Lightning e que tem dado origem a projetos de moding bastante bem conseguidos um pouco por todo o mundo!

O arrefecimento da nossa gráfica é assegurado por um sistema de 2 ventoinhas de 10cm, assegurando o arrefecimento dos 5 heatpipes. A MSI também inseriu uma funcionalidade chamada de “Dust Removal Technology” que garante que o nosso cooler não fica cheio de pó! O dissipador de cooler que está por baixo das ventoinhas é enorme cobrindo todo o pcb da placa gráfica, ficando assim assegurado que as duas ventoinhas além de arrefecerem esses coolers garantem também o arrefecimento do próprio pcb, incluindo os circuitos de alimentação.

 

Podemos contar ainda com um cooler dedicado aos principais componentes da pcb, incluindo memórias, e de um back plate em alumínio que assegura uma melhor dissipação do calor!

O nosso modelo disponibiliza-nos como output´s duas saídas DVI (DVI-I e DVI-D), uma HDMI e uma DisplayPort! Para alimentar a nossa  Hawk são necessárias duas pci-e 8 pinos, que asseguram a alimentação das 6-fases.

 

Entremos nas particularidades do nosso modelo, podemos contar com os pontos de leitura de voltagem, bastante simples de utilizar!

O nosso modelo oferece-nos duas bios sendo que quando utilizamos a ln2 bios associado ao MSI AfterBurner ficamos com tudo para poder retirar o máximo do nosso GPU!

As Geforce Nvidia GTX760 vêm prontas a ser utilizadas em sli e tri-sli!

 

O nosso GK104 apresenta-se com 1176mhz(boost) de frequência e conta com 1152 cuda cores, 3.54 biliões de transístores e um processo de fabricação de 28nm. A alimentação é controlada pelo OnSemi NCP4206 voltage controller.

 

O nosso modelo apresenta-se com 2Gb de memórias, sendo que os ic´s são fabricados pela Hynix. No que respeita aos MHz podemos contar com 1502mhz e 192.3GB/s de memory bandwidth!

Twin BIOS

Incluindo dois chips de BIOS separadas, uma para jogos e um especialmente para  Extreme Overcloking. Basta um clique para mudar LN2 BIOS e libertar todo o potencial de overclock.

Twin Frozr IV Advanced

Novo Twin Frozr IV Avançada da MSI é equipado com todas as novas tecnologias de controle de fluxo de ar. Esta nova tecnologia utiliza um deflector especial dentro do dissipador de calor para direcionar o fluxo de ar para o tubo de calor levando a mais rápida dissipação. Dotado de dupla hélice da lâmina com 10 centímetros e da nova tecnologia “Dust Removal” certifica-se de que há sempre uma abundância de fluxo de ar.

Military Class 4 Components

As placas gráficas da MSI são as únicas a atender à norma MIL-STD-810G. Adotaram componentes de topo como MOS de cobre, Hi-c CAP, New SFC e CAP sólido escuro para garantir a melhor estabilidade e qualidade. Ele traz qualidade perfeita e maior tempo de vida.

OC Kits

– Triple Overvoltage – Podemos ajustar as voltagens do GPU/Memory/PLL at via MSI Afterburner. – V-Check Points – Estão desenhados para termos uma forma fácil de monitorizar as voltagens do GPU/Memory/PLL via multímetro.

NVIDIA GPU Boost

Até agora, os GPUs têm operado a uma velocidade de clock fixo ao jogar jogos 3D, mesmo se eles têm o potencial para correr a mais. GPU Boost monitoriza de forma inteligente os gráficos em carga e aumenta a velocidade do clock sempre que possível. O resultado é que a GPU executa sempre no seu pico e obtém maior desempenho..

Sistema utilizado
CPU: Intel I7-4770k
Board: ASRock Z87 OC Formula
Memórias: 2x4gb Corsair Platinium 2400mhz cl9
PSU: Antec HCP 1200w
Cooler: Corsair H80
Discos: 2xCorsair GT 64GB (Raid 0)
A análise dos vários modelos foi executada com a configuração a que chamamos “BenchX” em review previamente feitas. De forma a facilitar a explicitação dos setting´s utlizados, deixamos um print com a indicação de voltagens e mhz utilizados tanto para o cpu, uncore como para as memórias do nosso sistema.
Para proceder à análise do nosso modelo incluímos valores obtidos com outros modelos da nvidia na nossa review de forma a obtermos valores comparativos e que possam servir de referência. Os testes executados foram todos corridos utilizando o windows 7 Professional 64 Bits e a versão 320.18 ForceWare disponibilizada no site da Nvidia. 
Testes práticos
Para testarmos a performance de todos os modelos utilizamos diversos software’s de benchmark´s e alguns jogos. Indicamos todos os programas utilizados bem como os setting´s em cada.
Futurmark 3DMark03 – default
Futurmark 3DMark05 – default
Futurmark 3DMark06 – default
Futurmark Vantage – default
Futurmark 3DMarK2011 Performace – default
Futurmark 3DMarK2011 Extreme – default
Futurmark 3DMark Ice Storm – default
Futurmark 3DMark Claud Gate – default
Futurmark 3DMark Fire Strike – default
Unigien Heaven Hwbot – Extreme DX11
Unigine Valley V1.0 Basic
(API: DirectX9; Quality: Medium; Sterio 3D:disable;Monitors:Single;Anti-aliasing:2x;Resolution:1280×720)
Unigien Valley V1.0 Extreme
(API: DirectX11; Quality: Ultra; Sterio 3D:disable;Monitors:Single;Anti-aliasing:8x;Resolution:1600×900)
CineBench R11.5 – default
Alien vs Predador
(Qualidade:Extreme; Resolução:1920×1200;Anti-Alising:4x;Anisotropic Filtering:16X;Texture Quality:Very High;Shadow Quality:Very High;SSAO:On;Tesselation:On;Adanced Shadows:on)
Resident Evil 6 Benchmark – default
Sniper Elite(Qualidade:Extreme; Resolução:1920×1200;Anti-Alising:High;Texture Quality:Ultra;Shadow Quality:Ultra;Draw distance:Ultra;Supersampling:4x;Motion Blur:On;Compute Shader:On;Ambient Occulusion:On;Advance Shadows:High)
Grid 2 Benchmark(1920×1200; Multisampling:16xQCSAA;Preset:Ultra; Graphics:Ultra/High)
Crysis 3(1920×1080;Antialising:MSAA High 8x;Texture Resolution: Very High; Sustem Spec: Very High; Game Efects: Very High; Anisotropic Filtering: 16x; Motion Blur Amount: High; Lens Flares: Yes)
Quadro resumo
Antes de mais importa referir que estamos a falar de uma gráfica “non reference”, como tal ela à nascença já vem destinada a ser uma vencedora!
Falemos então do “Boost 2.0” que a nvidia nos brindou… o boost 2.0 em poucas linhas é um overclock dependente de temperatura, e que se encontra limitado a +/- 70mhz, isto quer dizer que podemos estipular a temperatura máxima que queremos que o nosso gpu atinja e quando tal acontece o nosso modelo reduz os mhz do core ou caso isso não aconteça o boost 2.0 irá atribuir um incremento de +/- 70 mhz a mais em relação ao boost dito normal.
Em linhas redondas a nossa Hawk tem um default clock de 1176 e uma boost de 1241 isto quer dizer que caso ela não atinja os 80ºc (valor que vem por referência e que pode ser alterado tanto para mais como para menos) nós vamos ter na realidade não os 1176mhz mas sim os 1241mhz!
É aqui que o Twin Frozer mostra toda a vantagem que tem sobre o modelo reference… é que durante todos os testes executados nunca atingimos os 80ºc, o que quer dizer que tiramos sempre o máximo partido do nosso Boost 2.0!
Overclock sem alterações de voltagens:
Overclock máximos atingido
Limites de Voltagens Bios Gaming
 
Limites de Voltagem Bios LN2+Afterburner MOA Edition
 
Este boost 2.0 para gamer e utilizadores ditos comuns assenta que nem uma luva, temos controlo de temperatura, redução de energia e performance à medida! Agora quando falamos de extreme overclocking torna-se tudo mais simples sem a existência deste.
No final conseguimentos um incremento de 120mhz no gpu e de uns fantásticos 500mhz nas memórias, atingindo o limite do Afterburner de 2000mhz!No que se refere às temperaturas atingidas durante o nosso comparativo é bastante notório que o modelo equipado com o Twin Frozen oferece vantagem!
Vamos então ao juízo final! A MSI habituou-nos a fazer as Hawks na gama média, com isso tem colocado as suas gráficas como as mais apetecíveis tanto na gama alta como na média! No que respeita à performance e com base nos testes executados em outros modelos, não podíamos ficar mais satisfeitos, a nossa Hawk mostrou-se capaz de assegurar que o Boost 2.0 está sempre disponível na sua máxima performance! Sendo que esse é o ponto que a leva a colocar num patamar mais alto quando comparada com o modelo de referência!
Quando comparada com a sua irmã mais velha (GTX660/GTX660Ti) tornou-se óbvio que tem uma vantagem significativa! A margem de overclock oferecida pela Hawk é bastante boa  a nível do core. No que respeita ás memórias podemos mesmo dizer soberba, chegámos a atingir valores acima dos 1350mhz no GPU e 2000 nas memórias!
No que respeita ao ruído provocado pelo cooler importa referir que mesmo quando na velocidade máxima mal se consegue ouvir! 
O preço a que ela nos chega são os 275€, o que a nosso ver não coloca nada em causa na sua eleição por parte dos possíveis compradores!
Com base em tudo isto julgamos que o preço está bastante adequado à performance e
qualidade que é oferecida! Tendo em consideração a análise, a nossa Hawk recebe um Gold Award e um Recomended Award!

One Response to MSI GeForce GTX760 Hawk

  1. Pingback: BenchX | MSI GTX 760 Hawk – 3DMark 2011

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *