MSI Radeon R9 270X Gaming

Published On 31 de Março de 2014 | By Billy-The-kid |
Overall Score
89.8 %

Performance 86%
Qualidade de construção 89%
Overclock 85%
Design 93%
Preço 96%

 

 

Com a série R9 da AMD também chegou a 270X!

A MSI decidiu inclui-la na sua linha da serie Gaming que vem com o cooler Advanced Twin Frozr IV!

A R9 270x Gaming é uma placa gráfica com pcb “non reference”  que se insere na gama média do mercado!

 Especificações

Graphics Engine – AMD Radeon™ R9 270X

Interface – PCI Express x16 3.0

Memory Type – GDDR5

Memory Size(MB) – 2048

Memory Interface – 256 bits

Core Clock Speed(MHz)

                              1030MHz Core (Boost Clock:1120MHz) (OC mode)

                              1030MHz Core (Boost Clock:1080MHz) (Gaming mode)

                              1030MHz Core (Boost Clock:1050MHz) (Silent mode)

Memory Clock Speed(MHz) –  5600 (1400MHZ)

A caixa na qual a nossa Gaming G Series se apresenta vem nos tons de vermelho e preto! Quanto às dimensões da caixa, são as habituais para gráficas MSI deste segmento! Claro que não podia deixar de vir na frente da caixa a presença do dragão que está associado a Gming G Series! Na retaguarda e como já é habitual em todos os modelos, são apresentadas as principais características, sendo dado especial destaque ao cooler Twin Frozer , Gaming App e aos Militar Class 4 componentes!

O modelo em análise, no que respeita a acessórios, não vai muito além do essencial, sendo que disponibiliza um adaptador de alimentação de 2 x molex para 6 pinos pci-e, o já habitual disco com drivers e AfterBurner e adaptador de DVI para VGA.

Quando se vê a chapinha com o logotipo da Gaming G series é porque estamos perante uma gráfica construída a pensar nos jogadores!

As cores predominantes na R9 270x, são o preto e o vermelho já característico da marca na série Gaming, que apesar da MSI ter criado esta serie à relativamente pouco tempo já se começa a ver um pouco por tudo o mundo este logotipo!

O arrefecimento da nossa gráfica é assegurado por um sistema de 2 ventoinhas, que se encarrega do arrefecimento dos 4 heatpipes. O dissipador de cooler que está por baixo das ventoinhas é enorme cobrindo as principais fontes de calor do pcb da placa gráfica, ficando assim assegurado que as duas ventoinhas além de arrefecerem esses coolers garantem também o arrefecimento do próprio pcb, incluindo os circuitos de alimentação.

Podemos contar ainda com um cooler dedicado aos principais componentes da pcb, incluindo memórias!

 

O nosso modelo disponibiliza-nos como output´s duas saídas DVI (DVI-I e DVI-D), uma HDMI e uma DisplayPort! Para alimentar a nossa  G Series são necessárias duas pci-e 6 pinos, que asseguram a  alimentação das 6-fases.

A nossa Gaming foi desenvolvida a partir da pcb criada para a série Hawk, mas com algumas limitações, podemos verificar a existência de duas fases que não estão e a ausência dos pontos de leitura de voltagem!

O nosso modelo oferece-nos duas bios, sendo sempre uma salvaguarda para quando algo corre mal durante uma atualização de bios!

As AMD R9 270x vêm prontas a ser utilizadas em modo crossfire!

O nosso Pitcairn apresenta-se com 1030mhz de clock sendo que com o boost  e consoante o modo que estamos a utilizar varia entra 1050 e 1120mhz de frequência e conta com 1280 Stream Processors, 2.8 biliões de transístores. A alimentação é controlada pelo uP1610 voltage controller.

O nosso modelo apresenta-se com 2Gb de memórias, sendo que os ic´s são fabricados pela Elpida. No que respeita aos MHz podemos contar com 1400mhz e 179.2GB/s de memory bandwidth!

 

 

Twin Frozr IV Advanced

Novo Twin Frozr IV Avançada da MSI é equipado com todas as novas tecnologias de controlo de fluxo de ar. Esta nova tecnologia utiliza um deflector especial dentro do dissipador de calor para direcionar o fluxo de ar para o tubo de calor levando a uma mais rápida dissipação. Dotado de dupla hélice da lâmina com 10 centímetros e da nova tecnologia “Dust Removal” certifica-se de que há sempre uma abundância de fluxo de ar.

Military Class 4 Components

As placas gráficas da MSI são as únicas a atender à norma MIL-STD-810G. Adotaram componentes de topo como MOS de cobre, Hi-c CAP, New SFC e CAP sólido escuro para garantir a melhor estabilidade e qualidade. Ele traz qualidade perfeita e maior tempo de vida.

Hi-C CAP

O Hi-c CAP é muito pequeno, mas super-eficiente capacitor. Além de garantir espaço suficiente em torno do GPU para instalar grandes coolers, ele também permite uma eficiência energética de 93%. Graças ao mainboards MSI Hi-c da PAC são os mais eficientes no mercado..

 

 

SOLID CAP

Com o seu design de núcleo de alumínio, od Solid CAP têm sido utilizados  no design de placas high-end e proporcionam menor Equivalent Series Resistance (ESR), bem como uma vida útil de mais de 10 anos.

Sistema utilizado

CPU: Intel I7-4770k
Board: Asus Maximus VI Hero
Memórias: 2x8gb Corsair Vengeance 2400mhz cl11
PSU: Antec HCP 1200w
Cooler: Corsair H80
Discos: OCZ Revodrive 3 X2 480GB
A análise dos vários modelos foi executada com a configuração a que chamamos “BenchX” em reviews previamente feitas. De forma a facilitar a explicitação dos setting´s utlizados, deixamos um print com a indicação de voltagens e mhz utilizados tanto para o cpu, uncore como para as memórias do nosso sistema.
 
Para proceder à análise do nosso modelo incluímos valores obtidos com outros modelos na nossa review de forma a obtermos valores comparativos e que possam servir de referência. Os testes executados foram todos corridos utilizando o windows 7 Professional 64 Bits.
Testes práticos
Para testarmos a performance de todos os modelos utilizámos diversos software’s de benchmark´s e alguns jogos. Indicamos todos os programas utilizados bem como os setting´s em cada.
Futurmark Vantage – default
Futurmark 3DMarK2011 Performace – default
Futurmark 3DMark Ice Storm – default
Futurmark 3DMark Claud Gate – default
Futurmark 3DMark Fire Strike – default
Unigien Heaven Hwbot – Extreme DX11
Unigine Valley V1.0 Basic
(API: DirectX9; Quality: Medium; Sterio 3D:disable;Monitors:Single;Anti-aliasing:2x;Resolution:1280×720)
(API: DirectX11; Quality: Ultra; Sterio 3D:disable;Monitors:Single;Anti-aliasing:8x;Resolution:1600×900)
CineBench R11.5 – default
Alien vs Predador
(Qualidade:Extreme; Resolução:1920×1200;Anti-Alising:4x;Anisotropic Filtering:16X;Texture Quality:Very High;Shadow Quality:Very High;SSAO:On;Tesselation:On;Adanced Shadows:on)
Resident Evil 6 Benchmark – default
Sniper Elite
(Qualidade:Extreme; Resolução:1920×1200;Anti-Alising:High;Texture Quality:Ultra;Shadow Quality:Ultra;Draw distance:Ultra;Supersampling:4x;Motion Blur:On;Compute Shader:On;Ambient Occulusion:On;Advance Shadows:High)
Grid 2 Benchmark
(1920×1200; Multisampling:16xQCSAA;Preset:Ultra; Graphics:Ultra/High)
Crysis 3
(1920×1080;Antialising:MSAA High 8x;Texture Resolution: Very High; Sustem Spec: Very High; Game Efects: Very High; Anisotropic Filtering: 16x; Motion Blur Amount: High; Lens Flares: Yes)
Battlefield 4
(1920×1080;Ultra)
Antes de mais importa referir que estamos a falar de uma gráfica “non reference”, como tal já foi desenhada a pensar em melhorar a eficiência do modelo reference!
As semelhanças entra a r9 270x e a antiga hd 7950 são mais que muitas… ambos utilizam o Pitcain com 2800milhoes de transístores e 32 ROPs, pelo que podemos dizer que a AMD nesta série não trouxe nada de novo para o mercado!
Falemos então da sua capacidade de overclock.
A 270x já se apresenta que um overclock de origem mas assim conseguimos ter um incremento de 50mhz em relação ao profile overclking porque em relação ao stock esse incremente toma a proporção de 140mhz, no que respeita as memórias conseguimos levá-las aos 1500mhz!
Seria impossível falar em overclock e não referir a eficiência do cooler, que cumpriu a sua função na perfeição, a nossa gráficas chegou aos máximos 66ºc quando em overclock!
Vamos então ao juízo final! A MSI está a introduzir a série gaming em quase toda a gama de gráficas da gama média e alta, com isso tem colocado as suas gráficas como as mais apetecíveis tanto na gama alta como na média! No que respeita à performance e com base nos testes executados em outros modelos, podemos comprovar que se ficou abaixo dos mesmos, mas também tal se verifica no que se refe ao custo da mesma sendo que a concorrente mais direta utilizada foi a gtx 760 mas ainda assim apresenta um custo de 40€ acima!
No que respeita ao ruído provocado pelo cooler importa referir que mesmo quando na velocidade máxima mal se consegue ouvir! 
O preço a que ela nos chega são os 190€, o que a nosso ver não a coloca fora da escolha acertada no que respeita a placas gráficas da gama média, porém o seu preço não fica muito aquém da 760GTX que se mostrou ser superior em grande parte dos testes!
Com base em tudo isto julgamos que o preço está bastante adequado à performance e qualidade que é oferecida! No nosso ver este modelo peca por não trazer nada de novo por parte de AMD, mas ainda assim achamos que merece receber um Brass Award pelo preço apresentado!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *