MSI Z77 MPOWER

Published On 23 de Setembro de 2012 | By Billy-The-kid |

Hoje é o dia da MSI… e temos connosco a MSI Z77 MPower!

 

A MSI tem vindo a criar series especiais de board´s e desta vez teve lugar a MPower, anda sempre em busca de conseguir o sucesso que tem vindo a ter no que respeita a placas gráficas com a serie Lightning! 

 

Apresentação geral:

A Z77 MPower esta virada para quem pretende  ter overclock com estabilidade e durabilidade!

Especificações:

Socket 1155
CPU (Max Support) i7
AM3 CPU Ready N/A
FSB/BCLK/Hyper Transport Bus 100MHz
Chipset Intel® Z77
DDR3 Memory 1066/1333/1600/1866*/2000*/2133*(OC), 2200*/2400*/2600*/2667*/2800*/3000*(OC, 22nm CPU required)
DDR2 Memory N/A
Memory Channel Dual
DIMM Slots 4
Max Memory (GB) 32
PCI-Ex16 3
PCI-E Gen Gen3 (16, 8, 4)
PCI-Ex4 N/A
PCI-Ex1 4
PCI N/A
IDE N/A
SATAIII 2
SATAII 4
RAID 0/1/5/10
LAN 10/100/1000*1
TPM 1
USB 3.0 ports (Rear) 6
USB 2.0 ports (Rear) 2
Audio ports (Rear) Optical SPDIF
Serial ports (Rear) N/A
Parallel ports (Rear) N/A
1394 ports (Rear) N/A
eSATA N/A
Display Port 1
VGA N/A
HDMI 1
DVI N/A
VGA Max Share Memory (MB) 1760
DirectX DX11
Form Factor ATX
DrMOS N/A
DrMOS II Y
APS Y
Sideport Memory N/A
SLI Y
3-way SLI N/A
4-way SLI N/A
Hybrid SLI N/A
CrossFire Y
Hybrid CrossFire N/A
Dual Graphics N/A
D-LED2 N/A
Green Power Genie N/A

A caixa na qual a MPower nos chega podemos dizer que é a habitual para este tipo de gama, papelão preto brilhante  com algumas inscrições em dourado, dimensões reduzidas mas bastante bem conseguida!

 O modelo em análise apresenta-se com alguns acessórios, além do que têm vindo a ser normalmente fornecidos pela a MSI! Para além dos manuais “User Guide” ,”Overcloking Guida”,Quicj Installation Guide” e  Software e Apllication Guide”, o nosso modelo traz um cabo sli, 4 cabos sata3, io shield, uma antena wireless, M connector, cabos de V-Chek e o já habitual e obrigatório cd com os drivers e muito software útil! 

Estamos perante uma board socket 1155, a aposta da intel para pc de gama média! No que respeita ao cpu que vamos usar no nosso teste vai ser o já habitual Intel I7 3770k, que nos disponibiliza 4 cores, 8 thread´s, 8 megas de cach e ainda o multiplicador máximo de 63x!

O nosso modelo vem equipado com novo chipset Z77 que, para além do que o seu irmão mais velho Z68 nos oferecia, ainda podemos contar com suporte nativo de usb3.0.

No que respeita a memórias, podemos contar com 4 slot´s, que suportam até 32gigas de DDR3 Dual channel, podendo ir além dos 3000mhz!

Referente à versatilidade de placas gráficas podemos contar com 3 slot´s pci-e 16x,com duas gráficas nvidia ou amd,podemos contar com 8x, 8x e em 3-way cross 8x, 4x, 4x .

Temos disponíveis 6 portas sata internas, sendo que as primeiras 2 são sata 3,  as restantes 4 são sata2 todas controladas por z77.

 No que respeita a placas de rede, vem equipada com uma gigabit que surgem, como é normal, no painel traseiro junto com 8 portas usb, sendo 2 delas usb 2.0 e as restantes 3.0, uma saída PS2, conexão da placa de som, botão que nos repõe os valores de origem,  HDMI port, Display Port, optical porta, Wi-Fi e Bluetooth! 

O nosso modelo disponibilizar-nos dual bios sendo que vem em chip´s não removeis, permitindo ter duas versões diferentes em cada bios!

Temos também o já habitual botão “Start”, acompanhado do “reset” e o já habitual OC Genie. Relativamente ao acesso ao Clr CMOS, que tão amigo é dos overclockers, está disponível no já habitual botão, desta vez um pouco diferente, no painel traseiro. Para além do referido, podemos contar com diversos pontos de leitura de voltagens.

Testes práticos:

Sistema utilizado

CPU: Intel I7-3770k@4500mhz

Board: MSI Z77 MPower

Memorias: 4x2gb G.Skill Pi 2000 Cl7 9 6 (200mhz)

Grafica: MSI R7970 Lightning

PSU: Corsair Ax 1200w

Cooler: Corsair H80

 Observações:

A MSI lançou o seu modelo virado para os gamer´s, que pretendem oferecer overclock com estabilidade para um uso diário, sendo que surge sempre associado a MPower o “OC Certified”!

 A msi apresentou juntamente com este modelo um novo layout personalizado para o software Control Center, sendo que este aparece-nos nos mesmos tons da baord!

Conclusão: 

 O modelos em análise mostrou-se com um layout bastante bem conseguido, usando o preto fosco como cor predominante da pcb e as inscrições em branco. Quando associada a gráficas da serie ligthning não temos qualquer dúvida que fica a combinação perfeita!

A MSI juntamente com o OC certified apresenta mais três características: Performance, Power e PWN Cooling… é na perfomance que se prende o principal ponto fraco, contávamos que esta viesse ao nível das principais concorrentes mas não verificamos isso, perdendo quase sempre para as suas rivais, porém com o amadurecimento das bios tal fato pode ser alterado!

Não podemos deixar de falar que a MPower apenas nos disponibiliza 6 portas sata internas,  nunca recorre a outros controladores, usando sempre o chipset como controlador de portas sendo elas todas nativas. Se em alguns lados “cortaram”, em outros complementaram… o nosso modelo disponibiliza placa Wi-fi e bluetooth, dispositivos que não são comummente disponibilizados pelos fabricantes de boards mas que cada vez mais se tornam bastante úteis!

Agora o ponto forte… esta board apenas tem um custo de 195€, ficando assim abaixo das principais concorrentes e tornando-se numa aposta certa para uma máquina equilibrada, estável e bastante versátil em conectividade.

Tendo em consideração a análise realizada e tendo em mente o que para nós são os pontos de relevância, vamos atribuir o ward´s de recomendado!

One Response to MSI Z77 MPOWER

  1. fly says:

    Sem dúvida que o ponto forte será mesmo a relação preço/qualidade, sem esquecer algumas feactures que a meu ver apesar de simples, são muito importantes em termos de conectividade, o Bluetooth e o Wi-Fi

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *