Msi z97 Mpower Max AC

Published On 27 de Outubro de 2015 | By Fábio Campos |
Overall Score
87,8 %

Performance 80%
Qualidade de Construção 90%
Overclock 84%
Design 90%
Preço 95%

 

MSI Z97MPM BoxBoard_678x452

 

 

 

 

Depois de já vos termos apresentado o modelo Mpower Max nos chipsets z77 e z87, hoje venho apresentar-vos o modelo com o chipset z97.

Portanto trata-se de um modelo já bastante conhecido, modelo esse que foi projetado para um nicho específico de utilizadores, os “Overclockers”. A board apresenta inúmeras features para “OC”, que permitem elevar o desempenho do hardware nela instalado, como iremos ver mais adiante.

Deixo-vos aqui algumas imagens fornecidas pelo fabricante:

 


2

 

1

 

3

 

Portanto, temos uma placa com as cores habituais da série Mpower, o preto e o amarelo, com o

“M” no dissipador do “South Bridge”.


specs

Como o nome sugere, temos a norma 802.11ac (2T2R Intel AC7260) na board. A MSI desenvolveu um sistema de montagem deste adaptador que incluí também a tecnologia Bluetooth 4.0 no painel traseiro da board, e incluí 2 antenas na caixa.

 

A placa apresenta 12 portas USB 3.0, 4 do chipset, 6 do hub ASMedia, e 2 do controlador ASMedia.

Temos também 8 portas SATA 6GB, 2 usando o adaptador M.2 to Sata Express.

 

m.2

 

vrm

No topo da board temos 2 ligações, uma de 8 pinos e outra de 4 pinos que deverão alimentar o cpu. Também para o cpu temos 2 conetores de cpu_fan de 4 pinos. Já para o sistema temos 3 conetores sys_fan.

lanes

Quanto às lanes de pci-e 3.0 x16, são 3 e podemos observar que que estão muito bem intervaladas, permitindo um bom airflow para soluções 3-CrossFire (x8/x4/x4) e SLI(x8/x8).

Quanto às lanes de pci-e 2.0 x1, são 4 o que no meu entender são demasiadas pois poderiam ter sido retiradas 2 portas e ter sido acrescentado mais uma porta pci-e x16, ou até mesmo uma slot M.2.

Temos uma ligação de 6 pinos a alimentar as lanes pci-e, e claro uma ligação de 24 pinos a alimentar a board.

 

Em relação às memórias RAM, temos 4 slots ddr3, com suporte até 32GB e com suporte para Dual e Quad Channel, 1333-3300 MHz.

io back

No painel traseiro, temos uma combinação de uma porta PS/2, duas portas USB 2.0, um botão “Clear CMOS”, seis portas USB 3.0 do controlador ASMedia ASM1042, uma porta Intel I218-V Ethernet, uma saída HDMI e DisplayPort, duas portas USB 3.0 do controlador ASMedia ASM1042, e os jacks de áudio.

Em relação ao áudio, como noutros modelos z97 “high end”, as marcas começaram a utilizar circuitos de som separados e isolados, com o codec Realtek ALC1150. Vem também equipada com o amplificador de headphones  TI OPA1652 e com capacitadores de alta qualidade e jacks de áudio em ouro para uma melhor qualidade e sinal sonoro.

 

sound

Uma das novidades e que se destaca neste novo modelo é um dissipador híbrido que cobre os VRM’s e a “North Bridge”. Este dissipador tem a possibilidade de arrefecimento dos VRM’s não só a ar como também possibilita uma refrigeração líquida. Esta solução vem apenas disponível nos modelos Mpower Max AC e Xpower.

arrefecimento_vrms

Esta “feature” totalmente inovadora, foi pensada também para que os entusiastas não precisem de comprar um bloco de água, pois este é capaz de assegurar temperaturas baixas e o máximo de performance possível, mesmo sob condições extremas.

Como já devem ter reparado, a área do socket usa capacitadores plano, para ajudar os overclockers extremos na preparação da board.

Para além disto, este modelo trás algumas melhorias a nível de proteção:

features

 

Aumento do número de camadas do PCB

 

Aumento do nível de resistência à humidade

 

Aumento do ESD (Electrostatic Discharge Circuit)

 

PCB protegido por uma cobertura em fibra de vidro

bios1

A MSI utiliza uma interface super intuitiva, e que permite aceder e controlar com facilidade tudo o que está ligado à motherboard.

bios2

Em cima, temos o separador dedicado apenas ao OC. Um separador bastante extenso com inúmeras opções.

bios3

Ainda no separador temos uma nova “feature” denominada de “Memory Try It !” que permite ao utilizador testar diversos timing, e ver se as memórias os aceitam a uma dada frequência.

bios4

Existe também o separador de Favoritos, que pode ser acedido clicando no ícone com o símbolo “coração”.

Sistema Utilizado:

Board: Msi z97 Mpower Max AC
Cpu: Intel i7 4790k
Ram: Gskill Tridentx 2400mhz cl10 2x8gb
PSU: Corsair AX760 80 Plus Platinium
GPU: Intel HD4600
Cooler: Corsair H105
SSD: Crucial MX100 256gb

 

oc1

Bem digo-vos já que com esta board consegui obter resultados extremamente positivos no que toca ao overclock.

Apenas mexendo no cpu ratio, no cpu vcore e ativando o XMP das memórias, consegui obter overclocks estáveis e com o cpu vcore relativamente baixo:

oc2

Para estabilizar a 4700 MHz foi apenas necessário definir o cpu vcore para 1.23v.

oc3

Para 4800 MHz estável apenas foi necessário definir o cpu vcore para 1.30v

 

Deixo aqui outros benchmarks que realizei com este sistema e com o cpu a 4700 MHz:

oc4

oc5

oc6

oc7

oc8

Para uma board de média gama, e com o preço médio de mercado a rondar os 200€, penso que talvez esta não seja a melhor opção para o utilizador comum, já para quem tem gosto pelo overclock e pretende tentar melhorar o desempenho dos componentes nela instalados, esta poderá bem vir a ser a escolha nº1.

De destacar, está a ótima qualidade/preço desta placa, no entanto, penso que estes modelos focados no OC deveriam vir sem a placa de wifi -Bluetooth, o que por consequência baixaria ainda mais o preço da motherboard.

A MSI está no bom caminho, e deverá continuar a tomar em conta o feedback que recebe pela comunidade de overclock.

A MSI z97 Mpower MAX AC recebe assim um Recommended award.

oie_PgKfZB908qaM

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *