OCZ Synapse Cache 64GB

Published On 7 de Fevereiro de 2013 | By admin |

Hoje aqui pela BenchX é com muito gosto que apresentamos um produto diferente. Trata-se de um SSD mas não é pensado para ser utilizador como os outros que tivemos o prazer de ter para testes. Estou a falar do OCZ Synapse 64GB que é um SSD pensado para Cache.

Esta amostra foi fornecida pela OCZ, obrigado por isso !

Este SSD em termos de hardware é igual a um Agility 3, assim sendo conta com um controlador SF-2281 e a 8 NANDs  assíncronas da Micron.

Segundo o fabricante ( OCZ ) estas são as especificações:

Leitura Máxima: até 550MB/s

Escrita Máxima: até 490MB/s

Escrita Aliatória 4KB: 75,000 IOPS

site da OCZ

Sobre o firmware

O firmware é o que grandemente destinge este SSD do Agility 3. Este SSD só tem 30GB de espaço visível sendo os restantes GB reservados, esta reserva permite diminuir os efeitos do uso em ambiente sem TRIM.

 

Sistema de testes

ASUS Maximus V Gene

Intel I7 3770K

Samsung SFF 30nm 2200Mhz 9-11-11-22 1.55v

2x AMD HD7970

Seagate 250GB Single Plate

 

O nosso objectivo será testar o SSD num ambiente o mais próximo do real. Dando assim a vocês, nossos queridos leitores, uma ideia global de como é que o SSD se irá portar no seu sistema. Esta abordagem também vos dará uma ideia se estão a tirar o máximo partido do vosso sistema por comparação aos resultados aqui obtidos.

Tendo por base as premissas anteriores vamos fundamentar os nossos resultados no seguinte software:

Windows 7 SP1 64Bits ( com todos os updates disponíveis à data dos testes )

OCZ Dataplex

Anvil Pro RC5

AS SSD Benchmark

ATTO Benchmark

CrystalDiskMark 3

PCMark 7 [System Drive]

 

O OCZ Dataplex é o programa que fica encarregue de fazer toda a “magia”. Ele irá gerir o SSD como drive de cache!

 

Resultados

Para os resultados recorremos ao nosso normal e lento disco duro mecânico e junção com o Synapse e o software fornecido.

Anvil Pro RC5

AS SSD Benchmark

ATTO Benchmark

 

CrystalDiksMark 3

 

PCMark 7  [System Drive]

 

Comparação com o Anvil Pro

Consideramos este benchmark o mais completo de todos, assim sendo vamos começar a utiliza-lo para comparar o disco mecânico sozinho com o conjunto disco mecânico + Synapse.

 

Conclusão

       Em primeiro lugar gostava de falar sobre aquilo que eu penso que foi uma boa jogada por parte da OCZ. O Synapsis é um dispositivo que trás algo já muito utilizado em informática, a cache, para um ramo onde ela não era usada como devia, os discos duros.

       O preço parece-me algo excessivo, apesar de me parecer um producto muito interessante, parece-me que teria a ganhar em termos de cota de mercado se fosse reduzido. O ideal seria encontrar esta versão de 64GB a rondar os 50-60€.

       Falando da performance, os números são muito interessantes, ainda para mais tendo em conta que se trata de um sistema operativo instalado num disco mecânico e que os benchmarks são corridos sobre o mesmo.

         Em suma trata-se de um bom disco que acrescentará uma boa dose de performance ao seu sistema independentemente do disco que tenha neste momento. Assim sendo este SSD representa um bom upgrade para qualquer sistema não comprometendo em termos de capacidade!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *